quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Voo 2430 AINDA O ATAQUE À BASE;VOO 2428.




Santos Oliveira
2ªSargº.Mil.Ranger
V.N.Gaia


Caros Comandantes

Pretendia fazer um reparo acerca do Helicóptero apresentado, em que o José Bento reporta o primeiro semestre de 68, como data de captura (???).




Acontece que, no dia imediato á minha apresentação em Tite, 21/22 de Setembro de 1964 (o Quartel foi atacada nessa noite), esse Helicóptero pousou na Pista, tripulado por pessoal nosso e transportando Altas Patentes, sendo de imediato feita segurança especial, ao ponto de serem “vedadas “ as saídas do Pessoal que não estivesse afecto ao Piquete.

Isto acontecia, segundo os “velhinhos” da época, com alguma regularidade para transporte de altas Patentes ou Entidades Sociais (tipo Mov. Nac. Feminino) ou em condições especiais para que fosse afastado temporariamente de Bissalanca.

A ser assim quem pode dizer que o Heli foi capturado?
Tenho uma Foto semelhante que me foi remetida, a meu pedido ao Furriel Miguel Silva,(Centro de OP do BC 599) para o Cômo, umas semanas depois (as fotos demoravam de 15 dias a três semanas a serem reveladas).
Isto, comigo, passou-se em 21/22 de Setembro de 1964.
Anos mais tarde, ainda apareciam á venda, tipo troféu de Guerra, essas mesmas fotos.
A que aí está apresentada (era vendida aos periquitos como “novidade”).
Ainda existem por aí a circular mais uma ou duas, diferentes, da mesma Aeronave, que identificam lugares distintos da Base.

Eu andava com frequência por lá, desde Jan a Set de 66, e umas vezes o Helicóptero estava lá numa placa que existia próximo da antiga Tenda do Radar, outras estava fora da Base.
Nunca senti curiosidade em fazer perguntas já que quem operava a Aeronave era Pessoal nosso.
Decerto o melhor seria colocar esta discussão para dentro da Bissalanca da altura (anos de 63 a 66)

Abraços, do

Santos Oliveira

VB. Bom-Dia meu amigo Oliveira.
A discussão é sempre saudável desde que tenha regras de conduta moral para o bom esclarecimento de assuntos que muitos desconhecem.
Assim penso que estamos em condições, como dizes e muito bem, de por este assunto à discussão dos nossos camaradas que têm conhecimento de causa para colaborar do devido esclarecimento sobre o caso “helicóptero”.