sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Voo 2446 AVIÕES DA EX-BA 12.





José Ribeiro
Esp.OPC
Lisboa


Boa Tarde amigo, Victor.

Relativamente ao que disse o Dimas, não fugirá muita da verdade, mas o que se disse na altura - eu estava lá - esse avião tinha sido interceptado por um fiat ou um T6, já não me lembro bem e mandado aterrar na ex. Base Aérea. O que aconteceu ao piloto tripulantes e possíveis acompanhantes nunca soube, ficou no segredo dos Deuses". Se era do Guiné Conacri ou Senegal, também nunca vim a saber, aliás nunca me interessei por isso. Apenas disseram que estava em missão de apoio à guerrilha e não foi abatido porque respeitou as ordens dadas.
Noutro voo fala-se do ataque à Base, eu nessa altura (1968) estava no EMFA a prestar serviço e somente quando lá cheguei 9 de Outubro de 1968. Constatei que as camaratas estavam todas furadas por balas e me foram dados pormenores do ataque que tinha ocorrido em Março, desse ano, se não estou em erro, sendo que, e talvez porque esse ataque tinha sido recente, tivemos aulas de adaptação as situações que poderiam acontecer no caso de novo ataque, que se substanciavam em saber para onde fugir.



De vez em quando passou a haver ataques simulados de madrugada para que os monitores testassem aquilo que tinham ensinado. Umas das trincheiras que eram utilizadas eram as valetas que existiam junto às camaratas, mas na maior parte das vezes encontravam-se cheias de garrafas de cerveja partidas. Lembro-me que uma vez tive sorte, já que um camarada ficou todo cortado (meteu-se debaixo da passadeira para as ditas camaratas) que estava cheia de vidros. Eu fiquei de fora porque não cabia lá, sendo que e a partir daí quando, eles "senão estou em erro eram os "paras" que faziam essas experiências. A malta não ligava mas saía para fora delas, porque havia revista e quem fosse apanhado levava um castigo.
É aquilo que ainda me vou lembrando aos poucos.
Se entenderes publicita.
Cumprimentos especiais e amigos,

JLR

Voos de Ligação:
Voo 2412 Fogachal IN sobre Bissalanca,13 de Novº.68.Quem se lembra? - A.J.Abreu dos Santos
Voo 2414 Ataque à Base Aéreanº12 – António Dâmaso
Voo 2415 Também assisti ao ataque à Base Aérea 12 - Cristiano Valdemar
Voo 2422 Ainda o ataque à Base Aérea 12 - Jorge Mariano
Voo 2428 Ainda o ataque à base -José Bento
Voo 2428 Ainda o ataque à base - José Bento
Voo 2433 – Sobre o voo 2428 – Costa Ramos
Voo 2434 Intercepção de um helicóptero em 10 de Setembro de 1967.
Voo 2435 Perguntar não ofende – João Henrique
Voo 2440 Resposta ao João Henrique voo 2435 - Américo Dimas
Voo 2441 O héli Bristow Helicopter - Artur Contramestre
Voo 2444 O Bristow Helicopter – José Bento