quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Voo 2466 PESSOA DIGNA DA MAIOR CONSIDERAÇÃO.





Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria



Caro Comandante e restante tripulação.

Ao ler o site pessoal do nosso colega Fernando Moutinho, fiquei arrepiado com alguns relatos aí descritos. Tive o privilégio de o conhecer no activo, na B.A.5 e de lhe ter dado saída muitas vezes, como é sabido. Sei portanto que se trata de uma pessoa com muita competência como piloto e, digna da maior consideração e respeito como ser humano.Perante as variadas situações de risco, que se depararam na sua vida como piloto, conseguiu sair delas, não só por sorte, mas também pela sua competência, destreza e sangue frio. Só um grande piloto, consegue feitos como os que descreve e, tantos outros que estão guardados na sua memória íntima.
Dos vários relatos, relacionados com algumas viagens que comandou, houve um que me tocou, especialmente.
Num voo que comandou a CHATEAUROUX,na França ( cidade que conheço bem).Após a aterragem, quando esperava que o avião fosse reabastecido, chegou uma parelha de aviões F101 Voodoo.O comandante dessa parelha, mal saiu do seu imponente F101,comparado com o pequeno F86F,veio ao encontro da nossa coqueluche, à época e, começou a afagar o seu nariz. Depois disse ao nosso colega Moutinho, que tinha voado neles na guerra da Coreia e nunca mais os tinha visto e, exclamou: QUE GRANDE AVIÃO!
É aqui que faço uma comparação comigo. Muitas vezes quando passo à B.A.5,junto à antiga entrada para a Base, onde se encontra no seu pedestal, o F86F nº 5301,por instinto, paro o carro e, fico algum tempo a olhar para o avião, como que a matar saudades de algo ou alguém que nos deixou há muito tempo! Embora haja muitos a dizer o mesmo, também eu digo QUE GRANDE AVIÃO!
Um abraço
Marcelino

VB: Meu caro Fabricio, não tive o privilégio de conhecer o Fernando Moutinho na minha actividade aeronáutica, mas sim já na sua vida de aposentado e à bem pouco tempo.
Como já o manifestei aqui, a minha vida social ficou fortemente enriquecida a partir desse momento. Fui conhece-lo onde marcamos encontro, Bombas de Gasolina de Vila Franca de Xira! Quando vi este companheiro ,79 anos, sair do seu carro com a mobilidade que tive oportunidade de ver e após as formais apresentações convidar-me para sua casa onde fui primorosamente recebido pela sua simpatiquíssima esposa…só de um grande HOMEM E PILOTO!
Depois, depois apreciei o seu charme ao olhar-me de frente a frente e não de cima para baixo como alguns que ainda teimam em fazê-lo actualmente.
Felizmente que são só ALGUNS, POUCOS,sem expressão.