sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Voo 2621 FAP HOMENAGEIA AS ENFERMEIRAS-PÁRA-QUEDISTAS.(II)





Miguel Pessoa
Cor.Pilav.
Lisboa


Caro Victor
Organizada pela Força Aérea Portuguesa, decorreu no passado dia 7 uma cerimónia de homenagem às Enfermeiras Paraquedistas, por ocasião do 50º aniversário da sua Incorporação.
Envio-te um pequeno texto e algumas fotos tiradas na ocasião.

Abraço. Miguel Pessoa


CERIMÓNIA DE HOMENAGEM ÀS ENFERMEIRAS PARAQUEDISTAS


No passado dia 7 de Dezembro decorreu uma Cerimónia de de Homenagem organizada pela Força Aérea Portuguesa, comemorando o 50º aniversário da Incorporação das Enfermeiras Paraquedistas naquele Ramo das Forças Armadas. Do programa constou uma missa de Acção de Graças e Sufrágio, na Igreja da Força Aérea, a que se seguiu a cerimónia presidida pelo Chefe de Estado Maior da Força Aérea (CEMFA), General Araújo Pinheiro, efectuada nas instalações da Força Aérea em Monsanto.

Legenda: Duas das tertulianas presentes, Maria Arminda Santos e Giselda PessoaFoto:Miguel Pessoa (direitos reservados)
A cerimónia iniciou-se com uma introdução feita pelo Gen. Paraquedista Almendra, que realçou o mérito da implementação das Mulheres Enfermeiras Paraquedistas nas Forças Armadas, numa época em que estas iniciativas eram encaradas com desconfiança face ao ambiente profundamente masculinizado das Forças Armadas e ao espírito conservador da sociedade portuguesa à época. Por isso, o talento do então Secretário de Estado de Aeronáutica, Ten.Coronel Kaúlza de Arriaga, ao avançar com um projecto tão radical para aquele tempo e ao conseguir impô-lo ao próprio Chefe do Governo.

Legenda: O grupo das Enfermeiras Paraquedistas presentes junto do CEMFA, Gen. Araújo Pinheiro
Foto:Miguel Pessoa (direitos reservados)
Realçou ainda a forma superior como estas Mulheres souberam responder a este desafio, através da disponibilidade, entusiasmo, espírito de sacrifício e competência postos no desempenho das funções que vieram a executar então, nos hospitais, nos teatros de operações, nas zonas de combate, muitas vezes com risco da própria vida.

Legenda: O Chefe de Estado Maior da Força Aérea, General Araújo Pinheiro, ladeado pela Enfermeira Maria Arminda Santos.Foto: Miguel Pessoa (direitos reservados)
O CEMFA dirigiu então palavras de apreço às homenageadas, referindo a sua satisfação e honra por estar associado a um projecto tão significativo em que se pretendeu homenagear o esforço, a disponibilidade e a competência deste reduzido grupo de Mulheres Enfermeiras Paraquedistas, de que resultou prestígio para o próprio grupo, para o Corpo de Tropas Paraquedistas (CTP) a que pertenciam, para a Força Aérea Portuguesa – onde o CTP se integrava – e para o País.

Legenda:A Enfermeira Maria Arminda Santos, em representação das Enfermeiras Paraquedistas presentes, dirigindo algumas palavras de agradecimento pela homenagem.
Foto:Miguel Pessoa (direitos reservados)
Após esta singela mas significativa homenagem decorreu um almoço na Messe da Força Aérea em Monsanto, onde a Enfª Maria Arminda Pereira Santos – 1ª classificada do 1º curso de Enfermeiras Paraquedistas – teve ainda oportunidade de falar em representação de todas, agradecendo esta homenagem e realçando o forte vínculo que deste sempre se estabeleceu entre o grupo a que pertenceu e a Força Aérea Portuguesa, vínculo que ainda hoje está presente nas reuniões que periodicamente as enfermeiras paraquedistas organizam.
Foi uma bonita homenagem que muito sensibilizou este grupo de Mulheres, que tanto deram de si mas tão poucas vezes foram lembradas ao longo destes 50 anos que já se passaram desde a sua formação.

MP
VB: Caros Companheiros, é com muita satisfação que verificamos que, embora tarde, progressivamente vai-se fazendo “justiça” ao trabalho desempenhado por estas grandes “MULHERES DE GUERRA”, pena é que, com esta lacuna, algumas já não tenham podido estar presentes, partiram para a sua última missão.
Sentimo-nos orgulhosos por estes actos,pois para além de serem de reconhecido valor, ELAS são da FAMÍLIA.