segunda-feira, 30 de abril de 2012

Voo 2854 PARABÉNS Á ESQª.751!



Caros Companheiros,
A tertúlia “Linha da Frente” não pode, nem quer, deixar de se associar a vocês neste precioso momento em que festejam o vosso 34ºAniversário.
É com grande orgulho e satisfação que verificamos a continuidade do nosso trabalho representado pelos nos vindouros.
PARABÉNS!




HISTÓRIA

A Esquadra 751, colocada na Base Aérea do Montijo é a fiel depositária das tradições de busca e salvamento em Portugal e na Força Aérea Portuguesa, contando já com mais de 2500 vidas salvas na sua história.
A Esquadra 751 "Pumas" foi criada em 28 de Abril de 1978. Após o período de descolonização, os SA-330 PUMA sofreram ligeiras modificações e foram aplicados na execução de missões de Busca e Salvamento nas áreas de responsabilidade atribuídas a Portugal no âmbito dos seus compromissos internacionais. De salientar que as regiões de responsabilidade de salvamento atribuídas a Portugal, coincidentes com a FIR de Lisboa e Sta. Maria, representam a segunda maior área de responsabilidade do mundo, sendo apenas maior a atribuída ao Canadá. Além de Busca e Salvamento ( SAR ) a Esquadra 751 executa outras missões de interesse público, como é o caso das missões de Vigilância Marítima, ou no âmbito estritamente militar, o transporte aéreo táctico.

Em 2005 a Esquadra 751 passou a contar com o moderno AgustaWestland EH-101 Merlin que veio substituir o consagrado SA-330 PUMA. Este foi um marco extremamente importante pois permitiu á Esquadra ficar dotada de tecnologia de ponta e também aumentar a sua capacidade de operação. Este aumento de capacidades já foi traduzido em vidas salvas na prática. Após a introdução do EH-101 houve uma reestruturação do dispositivo SAR nacional e assim os cerca de 100 militares que compõe a Esquadra 751 trabalham para que a mesma tenha, 24 horas por dia, 365 dias por ano, uma tripulação de alerta permanente na Base Aérea do Montijo, nº6, uma tripulação e respectiva aeronave no AM3 do Porto Santo e pelo menos uma tripulação e um helicóptero na Base Aérea das Lajes, Ilha Terceira, Açores.
Ao longo de mais de 30 anos de história, a Esquadra 751 já executou mais de 40000 horas de voo ( mais de 10000 das quais com a aeronave EH-101 Merlin ) e salvou mais de 2500 vidas, continuando no seu dia-a-dia a honrar o seu lema

"PARA QUE OUTROS VIVAM".





1 comentário:

  1. Parabéns a Esquadra 751 e a todos os que nela servindo fizeram jus ao lema "Para que Outros Vivam".
    Votos de Felicidades.
    João Carlos Silva

    ResponderEliminar