sábado, 12 de maio de 2012

Voo 2862 VOZES.




José Ribeiro
Esp.OPC
Lisboa




Boa Noite amigo, Victor Barata
Peço já desculpa pelo aquilo que irei dizer a seguir, respeitante ao amigo e ex-camarada de armas, Victor Oliveira, no que concerne a vários episódios passados, enquanto estive na BA12.
1. Eu cheguei de facto à BA12 em 9 de Outubro de 1968 e regressei ao "puto" em 14 de Julho de 1970. É o que consta da Caderneta Militar;
2. Quando lá cheguei se havia Fiats eu não o vi, apesar do centro de comunicações estar situado junto do centro de operações, burgo "Placa", não querendo dizer com isto que sou dono da verdade. Somente o pessoal mecânico e não só tinha contacto com eles e com os velhos T6 se é que os havia;
3. É verdade que o falecido piloto, Honório, pilotava as DO27 e T6, e se disse em algum lado que ele pilotava Helis, foi por lapso, sendo que por tal facto peço desculpa;





Legenda:Linha da frente das DO 27 e T6G na Base Aérea nº12 em Bissalanca
Foto:Manuel Lema Santos(por cortesia)



4. Em Nova Lamego para além de uma equipa constituído por outras especialidades, estavam também deslocados dois operadores de comunicações da 1ª de 1967, Castro e Jesus, respectivamente;
5. Se o camarada de armas, Victor Oliveira, não conheceu nenhum camarada evacuado com problemas de fígado conheci eu, devido, segundo constou, ao excesso de cerveja consumida. Nada mais direi a esse respeito, porque não nunca estamos, às vezes no mesmo sítio, como foi dito pelo amigo (esteve destacado em Nova Lamego) como disse;
6. Em Bafatá, não morreu apenas o capitão Rodrigues, mas também um cabo especialista MARME, não me lembro o nome, num heli que foi de encontro a uma antena, não sei se foi verdade, porque não estava lá e não vi, disseram-me isso;
7. Lembro-me muito bem do roubo de combustível, não me lembro se JP4, ou outro, mas uma coisa foi certa. O falecido General, Diogo Neto, incumbiu-me de fazer guarda e atirar a matar se encontrasse algum militar a fazer tal coisa. Eu fui testemunha desses roubos e ele sabia que eu sabia quem eram os artistas que faziam isso. Logicamente que os avisei para não fazerem isso, ou seja, contei-lhe o que ía fazer. Não vale apena dizer como o faziam, mas eu quando estava de serviço no posto de rádio de Noite dei muitas vezes, em flagrante como eram feitos esses desvios e que não vale apena explicitar. Fica para as calendas da vida.
8. Há coisas que se passaram que eu não me lembro, mas outras nunca mais são esquecidas;
9. A maioria das fotografias que possuía, foram tiradas pelo Telmo que vive no Estoril ou Cascais. Foi, também,  o Telmo que me cedeu o quarto e passou a dormir na Torre de Radar, já que estava a acabar a comissão de serviço.
10. Para terminar, darei valor àqueles que passaram as "pássaras do Algarve", especialmente os mecânicos e os marme. Sendo que outras especialidades tiveram mais sorte, apenas porque o território é pequeno em relação às outras colónias onde também havia guerra "guerrilha". Como não sou pessoa para alimentar polémicas fico-me por aqui, acrescentando que uma vez por mês fazia serviço na Central de Comunicações, só, tendo como companheira um G3 e algumas (bolachas-granada), no caso de tentarem entrar na Base, apesar de haver as torres de segurança.
Victor, se assim entenderes publicita. Eu sempre fui contra as polémicas, mas admito correcções àquilo que poderei dizer e que pode não ter sido vista da mesma forma.
Sem mais,
cumprimentos especiais e amigos e até 26 deste mês naquele sítio.

José Ribeiro

Voos de Ligação:


Voo2861 FIAT’s, PILOTO SPÍNOLA, DOENÇAS DO FÍGADO E TAÍNHAS A FUMAR




VB.Bom Dia Amigo Zé.
É de salutar a discussão que certas opiniões motivam e o modo com são esclarecidas entre nós. Ou não fossemos nós uma FAMÍLIA com princípios,meios e…fins.

1 comentário:

  1. Boa noite, Companheiros
    Não pretendo alimentar polémicas, mas apenas esclarecer.
    Não estava, na altura, na Guiné, mas fazendo fé em vários artigos da "nossa" revista "Mais Alto", oito Fiat's G-91 R4 chegaram a Bissau, por via marítima em Março de 1966. Iniciaram a actividade operacional em Maio. Em meados de Junho estão aprontados e ensaiados em voo os nºs 5401, 02, 04 e 06, os restantes ficaram operacionais no mês seguinte.
    Aquele Abraço
    Simão Santos Amaro
    Especialista MMA/AlIII (Canibais).

    ResponderEliminar