domingo, 8 de julho de 2012

Voo 2440 HOMENAGEM NA SERRA DO CARVALHO.




Companheiros,

Lembrar os pilotos que perderam a vida num acidente na Serra do Carvalho, num dos maiores acidentes da Força Aérea Portuguesa, é o objetivo da homenagem.
Pois hoje pelas 11H00 , o acidente de que vitimou oito pilotos da Força Aérea Portuguesa (FAP), a 1 de Julho de 1955, voltou a ser recordado. Numa homenagem que se realiza 57 anos depois, na Serra do Carvalho, em Vila Nova de Poiares, os pilotos que pereceram neste acidente – num Thunder Jet – F 84 G – voltaram, como vem acontecendo nos últimos anos, a ser alvo de uma homenagem.
Ás 11H00 realizou-se uma missa campal, junto ao monumento erigido em homenagem às vítimas do acidente, e depois de depositada uma coroa de flores decorreu um almoço-convívio. Procurou-se assim manter viva a memória histórica do acidente ocorrido naquela serra, o mais trágico da FAP e também o maior do género a nível mundial.
O acidente aconteceu em 1955, por ocasião dos festejos do Dia da Aviação, quando oito dos doze aviões que compunham a formação comandada pelo Capitão Rangel Lima, chocaram em plena Serra do Carvalho.

O tenente António Albino Rocha Mós, os alferes Henrique Ferreira Pinto Howwell, Alfredo Fernandes Ventura Pinto, José Nobre Guerreiro Bispo, o Sargento Fernando da Silva Santos, e os furriéis Diniz Lopes Alves Martins, António Carvalho e Danilo Martins da Fonseca serão lembrados e recordados 55 anos depois. Na altura do acidente a esquadra era comandada pelo Capitão Rangel de Lima.

Os Especialistas de Coimbra, na pessoa do José Gomes e Carlos Ferreira, depositaram uma coroa de flores junto ao monumento.


A Força Aérea fez-se representar pelo seu Vice-Cemfa.
Por sua vez a C.M.Poiares este representada pelo seu Presidente e duas vereadoras.
De realçar a presença de um autocarro que transportou cerca de cinquenta Especialistas e familiares de Lisboa que não quiseram deixar de prestar a sua homenagem a estes camaradas.

1 comentário:

  1. Sou familiar do Alferes Henrique Howell. A grafia do nome é Howell e não Howwell. Agradecia correcção. Muito obrigado.
    Luís Sampaio Howell

    ResponderEliminar