Augusto Ferreira
2ºSargº.Melec/Inst./Av.
Coimbra
Porque é que os pneus dos aviões são enchidos com nitrogénio?
O nitrogénio ajuda a evitar
explosões. Quando o avião toca o chão, os freios são accionados para fazer a
imensa máquina parar e os pneus esquentam muito.
Chegam a 80 graus Célsius. “Com o calor, a superfície interna libera gases que, em contacto com o oxigénio, poderiam explodir”, explica um engenheiro de manutenção de uma companhia aérea. O ar comprimido, rico em oxigénio, portanto é descartado. Como era preciso escolher uma substância que não reagisse com os gases liberados, escolheu-se o nitrogénio, que é abundante na natureza. Outra vantagem é que esse gás praticamente não se expande nem se contrai com as mudanças de temperatura que, nos pneus de grandes aviões, vão de menos 50 graus Célsius (altitude de cruzeiro) a 80 graus (pouso). Evita-se assim uma variação extrema de pressão. O uso de nitrogénio em pneus aeronáuticos é obrigatório no mundo todo desde 1987 para os pneus traseiros (que têm sistema de freio).
Chegam a 80 graus Célsius. “Com o calor, a superfície interna libera gases que, em contacto com o oxigénio, poderiam explodir”, explica um engenheiro de manutenção de uma companhia aérea. O ar comprimido, rico em oxigénio, portanto é descartado. Como era preciso escolher uma substância que não reagisse com os gases liberados, escolheu-se o nitrogénio, que é abundante na natureza. Outra vantagem é que esse gás praticamente não se expande nem se contrai com as mudanças de temperatura que, nos pneus de grandes aviões, vão de menos 50 graus Célsius (altitude de cruzeiro) a 80 graus (pouso). Evita-se assim uma variação extrema de pressão. O uso de nitrogénio em pneus aeronáuticos é obrigatório no mundo todo desde 1987 para os pneus traseiros (que têm sistema de freio).
Origem do Voo:
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