domingo, 8 de julho de 2012

Voo 2441 OS PNEUS DOS AVIÕES.





Augusto Ferreira
2ºSargº.Melec/Inst./Av.
Coimbra





Porque é que os pneus dos aviões são enchidos com nitrogénio?


 O nitrogénio ajuda a evitar explosões. Quando o avião toca o chão, os freios são accionados para fazer a imensa máquina parar e os pneus esquentam muito.

Chegam a 80 graus Célsius. “Com o calor, a superfície interna libera gases que, em contacto com o oxigénio, poderiam explodir”, explica um engenheiro de manutenção de uma companhia aérea. O ar comprimido, rico em oxigénio, portanto é descartado. Como era preciso escolher uma substância que não reagisse com os gases liberados, escolheu-se o nitrogénio, que é abundante na natureza. Outra vantagem é que esse gás praticamente não se expande nem se contrai com as mudanças de temperatura que, nos pneus de grandes aviões, vão de menos 50 graus Célsius (altitude de cruzeiro) a 80 graus (pouso). Evita-se assim uma variação extrema de pressão. O uso de nitrogénio em pneus aeronáuticos é obrigatório no mundo todo desde 1987 para os pneus traseiros (que têm sistema de freio).

Origem do Voo:
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

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