Paulo Moreno
Sol.Fot.FAP
Embra
Marinha Grande
Amigo Victor
Certo, quero dizer que a minha paixão pelo A-7P é imensa, e em 1986 quando fui com o meu Tio Pereira
ao ninho dos Falcões, foi precisamente o Cap. Mendonça que-me foi mostrar o A-7P na linha da frente
um dia memoriável para mim, e sei que o amigo Victor, compreende esta paixão, pela nossa aviação.
Relembro o meu primeiro contacto com o amigo Victor, e a história que enviei na altura, está tudo ligado.
Grande Abraço de Amizade.
Paulo Moreno
Os
anos de 1986/87.Certo, quero dizer que a minha paixão pelo A-7P é imensa, e em 1986 quando fui com o meu Tio Pereira
ao ninho dos Falcões, foi precisamente o Cap. Mendonça que-me foi mostrar o A-7P na linha da frente
um dia memoriável para mim, e sei que o amigo Victor, compreende esta paixão, pela nossa aviação.
Relembro o meu primeiro contacto com o amigo Victor, e a história que enviei na altura, está tudo ligado.
Grande Abraço de Amizade.
Paulo Moreno
A saudosa frota
A-7P operou durante
18 anos, de
1981 até ao
ano de 1999,tendo
como casa a
BA-5, foi um
avião marcante trazendo
novas armas e
tecnologia, para o
nosso país preparando a
FAP para as
novas exigências, que
se previam para
o futuro, durante
o seu percurso
notável o A-7P
teve períodos em que
demonstrou todo o seu poder
e grandiosidade, vários
relatos alguns deles
publicados, e muitos
deles descritos pelos próprios
pilotos, que voaram
o A-7P, confirmam
o grande avião
que serviu as
nossas fileiras, «linha
da frente».
Legenda:
O A7 Corsair durante uma exposição estática. Pode
ver algum do equipamento de combate desta aeronave.
Foto:Cortesia do Paulo Moreno
Legenda: Entrada do Grupo Operacional 51 (GO 51)
Foto:Cortesia do Paulo Moreno
Consultando o «Magnífico» Livro A-7P do MAJ. PILAV Elvas, e chegados ao registos, onde se podem ver as horas de voo por ano, ficamos a saber que a maior actividade aconteceu nos anos de 1986/87, e após pesquisa no meu arquivo, encontrei uma revista de 1986 sobre a BA-5 onde estão presentes alguns dos responsáveis por tal proeza desses anos: (1986 - 6644:10H. / 1987 - 6508:00H.)
Legenda:Mapa do registo de horas de voo no A7 Corsair nos anos de
1986/1987
Foto:Cortesia do Paulo Moreno
Legenda: Quadro da hierarquia da BA 5 e GO 51 1986/1987
Foto:Cortesia do Paulo Moreno
Foto:Cortesia do Paulo Moreno
Legenda: O Brazão do GO 51 elaborado pelo Comandante do grupo,Ten.Cor.Pilav.Miguel
Pessoa.
Foto: Cortesia do Paulo Moreno
Legenda: O Comandante do GO 51,Ten.Cor.Pilav.Miguel Pessoa preparado para mais uma missão.
Foto: Cortesia do Paulo Moreno
O
meu obrigado.
Paulo
Moreno
Olá Paulo.
ResponderEliminarSe admirável a tua adoração pela FAP,não deixa de ser bastante agradável a amizade que manifestas pelo Cor.Pilav.Miguel Pessoa. Recordando que este HOMEM já era um histórico da nossa FAP quando nasceste,é caso para dizer que é a tua referência na Força Aérea.
O Cor.Pessoa é na realidade um exemplo,quer como militar,quer como ser humano,é daqueles que ainda hoje olha os Especialistas da FAP nos olhos.
Caro Amigo, Victor
EliminarOs meus cumprimentos.
É verdade tenho grande admiração, respeito e amizade pelo Cor.Pilav Miguel Pessoa, e quando foi traiçoeiramente abatido, tinha eu 2 anos.
Mais tarde, e como muitos, o gosto pela aviação levou-me a servir a grande família que é a FAP, onde cada um tem o seu papel para que tudo funcione bem.
Estou muito agradecido por poder ter o privilégio de poder conhecer pessoalmente, o Sr. Cor.Pilav Miguel Pessoa e sua esposa Sra. D. Giselda, é para mim uma grande honra.
Grande Abraço.
Paulo Moreno