domingo, 11 de novembro de 2012

Voo 2549 MISSÃO AÇORES (2)







Victor Barata
Esp.Melec,/Inst,/Av.
Vouzela






Dia 19: Manhã


Inicio da Missão

8:00h Alvorada e pequeno almoço no Bar de Sargentos.
9:00h Inicio da Missão “Açores”
Objectivo: Contacto com a realidade interna na Base Aérea nº 4.
Depois dos habituais cumprimentos aos representantes dos VETERANOS DA FAP locais,Elmano Nunes e Fernando C.Branco,foi a vez de nos apresentarem o Comandante Operacional para as actividades do dia,o Alf.Rel.Públ.Ribeiro.
Após o  Briefing sobre a missão dirigido por este oficial, foi a entrada para um autocarro que o comando da BA 4 nos disponibilizou para as operações previstas para o dia de hoje.
Começamos por nos dirigir à torre de controle, onde fomos recebidos e, superiormente, guiados pelo Sargº.Chefe Armando ,filho de um antigo companheiro nosso.
Começou por nos levar até á sala das comunicações, uma divisão que controla todo o espaço aéreo no arquipélago através dos seus operadores cujo o efectivo é composto por militares Portugueses e Americanos em igual proporção, sendo a chefia da responsabilidade Portuguesa.
De seguida subimos ao último piso onde funciona o controlo de movimento de aeronaves, onde tivemos o privilégio de acompanhar  a aterragem Airbus A 320 da Sata que transportava o nosso Companheiro Álvaro Eugénio, que por motivos profissionais só se pode juntar a nós no dia de hoje. Apraz-me realçar a sempre operacionalidade do Comandante Castelo Branco que naquele momento já se encontrava no terminal de chegadas do Aeroporto das Lajes afim de recebe-lo e transporta-lo até nós.
Já com o Álvaro a Bordo, seguimos  para o terminal de Partidas e Chegadas do Aeroporto Militar das Lajes. Depois de uma foto de conjunto junto ao painel cerâmico que decora o hall deste edifício, entramos na sala da Meteorologia,ali do lado esquerdo do edifício estando na pista.
Recebidos pelo Alf.Meteo Arlindo, fomos percorrendo as diversas áreas desta especialidade. 
Se foi bem demonstrativa a capacidade profissional destes técnicos, que nos identificaram a par e passo todo o equipamento por onde íamos passando, não foi menos saudosista a maneira como o Paulo Castro ia abordando os temas com os nossos cicerone  Ou não tivesse sido ele um ESPECIALISTA METEO na década de 70. É bonito fazer o comparativo do passado com o presente, a evolução verificada na tecnologia de ponta.
Retomando a ocupação dos lugares na viatura que nos estava adstrito para este reconhecimento à base, seguimos para o hangar da Linha da Frente, onde repousadamente nos aguardavam dois  helicópteros Merlin H 101,que embora de cauda virada um para o outro, aguardavam serenamente na situação de alerta, a chamada para sem olhar a quem salvar quem deles precisasse.
Para o Briefing de apresentação, chegou  o Ten.Pilav. Bruno que, transportando a habitual disposição que lhe é comum para receber aqueles que lhes deixaram os “livros ” de conduta na FAP, começou por abrir a aeronave pela porta traseira, para de seguida nos convidar a passar pelo seu interior onde muitos de nós estivemos oportunidade de constactar pessoalmente pela primeira vez, as características desta aeronave .
Dali seguimos para  uma dependência da estação de Meteorologia com a finalidade de  assistirmos ao  lançamento do balão que diariamente é largado transportando uma sonda emissora que fornece as condições climatéricas à Base.
Embora tenhamos sido recebidos pelo Alf.Meteo (?) quem nos deu o briefing, quem lançou o balão foi o 2ºCabo Meteo(?) ,primorosamente bem demonstrado  Tivemos oportunidade de acompanhar através do ecrã do computador as informações que iam chegando consoante a subida da sonda.
O programa da missão era para cumprir e o tempo passava.
Voltamos para o interior da viatura com alguma facilidade, pois o vento era tão forte que quase nos colocava no seu interior.(Que exagero!!!)
Próximo destino: Rádio Lajes!
Aqui chegados fomos recebidos pela (?) que nos deu as boas-vindas e nos convidou a entrar nas instalações  que, como todos sabemos, é a voz da FAP.
Como o espaço próprio de um estúdio de rádio é reduzido, tivemos que nos dividir em dois grupos indo cada um a diferente local simultaneamente. Sendo a veteranice é um posto, fomos convidados a conceder uma entrevista em directo nesta estação emissora. Ninguém mais identificado para o fazer que o Paulo Castro, que mais uma vez, e outra coisa não se pode esperar dele, enalteceu a causa ESPECIALISTA. Uma entrevista “para mais tarde recordar”.
Estava assim concluída a missão matinal ,a próxima paragem seria na Messe Geral onde fomos almoçar.


Legenda:Pequeno almoço na Messe de Sargentos.



Legenda:Apresentação do Alf.Mil.Ribeiro




Legenda: Partida para o inicio da Missão.




Legenda: Chegada à Torre de Controle recebidos pelo Sargº.Ch.Armando



Legenda:
Sala de Controle de  Tráfego Aéreo onde se pode observar controladores Portugueses e Americanos.


Legenda: Observado da Torre de Controle a chegada da SATA que transportou o Álvaro Eugénio.



Legenda: Desembarque do  Álvaro no Aeroporto das Lajes.


Legenda:O Grupo da Esq./Dir.Manuel Pais,Álvaro Eugénio,Eduardo,Alves da Silva,Carlos Ferreira,Paulo Castro,Victor Barata,Gouveia,João Mesquita (baixo),Bastias,Costa,Jovino,Batista,Fanica(baixo),João Carlos,Armando Seguro,Magalhães,Jorge Couto(baixo),Vilhena e Fernando C.Branco. Falta o Zé Gomes que foi o fotografo.


Legenda: Na meteorologia,o Alf.Arlindo quando nos recebia sob o olhar atento do,(Esq,/Dirª) Armando Seguro, Álvaro Eugénio, Bastias e Paulo Castro.


Legenda:Dentro do Merlin escutando o Ten.Pilav. Bruno Esq./Dir.,Paulo Castro,Alves da Silva, Costa (encoberto)José Gomes,Jovino,Álvaro Eugénio,Fanica e Vilhena,


Legenda:
 Na sala onde se preparava a largada da soma meteorológica,da Esq./Dir,Álvaro Eugénio,Carlos Ferreira,Manuel Pais,Bastias,Paulo Castro,Fanica,Costa e Rodrigues.


Legenda: Colocação da sonda sob o olhar atento do Paulo Castro,enquanto o Magalhães prepara a máquina fotográfica para o momento da largada.


Legenda: O momento em que a sonda era largada.


Legenda: Entrada do edifício da Rádio Lajes.



Legenda:Paulo Castro em entrevista directa na rádio Lajes.

Para que texto não seja penalizado com as diversas fotos dos momentos aqui descritos, seguem-se algumas fotos referentes a esta dia de missão e devidamente legendadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário