sábado, 30 de abril de 2016

Voo 3492 RESTAURO DE AVIÕES NO MUSEU DO AR.







Arnaldo Sousa
Esp.MMA
Lisboa





Um grupo de companheiros sócios da AEFA está a colaborar com o MUSAR em regime de bolsa de voluntariado no restauro de aviões,estando neste momento a decorrer em Sintra o restauro de um Chipmunk MK 20 e de um Cessna T37
  








Igualmente no pólo de Ovar outros companheiros colaboram no restauro de um F 84 Thunderjet . 
Os trabalhos decorrem diariamente nas oficinas de restauro, o que proporciona uma estrita colaboração e camaradagem com o pessoal da FAP afeto ao museu, fazendo-nos recuar bastantes anos e recordar bons momentos ao serviço da FAP.
Há muitos mais aviões em lista de espera para serem restaurados, o que parece não haver é espaço para os expor pois à chuva e ao sol degradam-se como sabem.
Além do pessoal para trabalhar que parece não faltar, na minha opinião o que falta são mecenas que patrocinem quer restauros quer instalações.
O museu do ar é considerado um dos 20 melhores do mundo e está integrado na rede Portuguesa de museus e em várias associações  internacionais.

O museu é dirigido pelo
Coronel Navegador José Alves Mendes


4 comentários:

  1. Depois de ler o texto e ver as fotos, fico com a ideia que é um trabalho apaixonante e de grande valor. Parabéns! E da minha parte o meu Obrigado, pois espero ver alguns dos aviões em restauro e outros que que se seguirem, no MUSAR. Um Abraço. Paulo Moreno

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  2. Voltando aos restauro de aeronaves da FAP, penso que o F-86 "5361" é um avião histórico pois fez parte da "Operação Atlas" e fez missões na Guiné, e na altura tinha a pintura vermelha fuselagem alumínio da Esq. 52 "Galos" foi assim que seguio para Bissalanca, é o único Sabre que temos para contar esse período da nossa história, seria um F-86 diferente do que já temos exposto no MUSAR, e o F-86 Sabre 5361 é mesmo história a sério. Obrigado. Paulo Moreno

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  3. Estive no Museu,já este ano com a esposa e os meus dois netos,
    quis-lhes mostrar os aviões e em particular aqueles que pilotei e
    em que tenho centenas de horas,no caso o T6 e o Dornier.
    Pois fiquei bastante desiludido principalmente nestas duas aeronaves.
    O simulacro do Dornier não é digno de estar em um Museu,não passa de uma brincadeira.
    solicitei autorização para me sentar no T6,foi-me recusada e até entendi,até um segundo responsável me ter dito que o undo da cabine não suportaria o meu peso,que estava podre!!!!!!!!
    Posto isto sugiro que urgentemente restaurem estas duas aeronaves para que não desapareçam,tem muita história!!!!
    gil Moutinho

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  4. desculpem o lapso do nome,não é Joana Neves(minha filha)mas gil Moutinho

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