domingo, 2 de outubro de 2016

Voo 3530 EM RESPOSTA AO APELO DO VOO 3529







Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria




Boa tarde amigo Victor
Li o Voo 3529 e, pessoalmente não conheci o Maj.Pilav.Pedro Pena.
Por curiosidade, a referência a um acidente ao largo das Canárias, com o avião que pilotava,deve ser o avião SKYMASTER ou DC-6 (Não me recordo) que me devia trazer da Guiné,bem como a outros colegas.

- No dia 22 de Novembro de 1962 o SC-54D número 7502 sofreu um grave acidente em S. Tomé, na descolagem, do qual resultou a destruição do avião e a morte de 19 pessoas, entre tripulantes e passageiros;

Estávamos nos primeiros dias de Fevereiro de 1963,após terminada a nossa missão,devíamos regressar em 2 aviões.
Um saiu por volta das 08H30 e tudo correu bem.
Eu,bem como todo o pessoal da Linha da Frente e Pilotos,devíamos embarcar às 15H00, num avião que vinha de S.Tomé e Príncipe,vazio para nos transportar.
Cerca das 14H00,chegou ordem de Lisboa para não embarcar-mos.
Já tínhamos despachado as malas e não só.Perante a nova ordem, levantámos de novo as malas e, lá ficámos aborrecidos.
O avião aterrou e, estavam vários militares do Exército,que estavam de férias e pediram,como era hábito, ao Comandante da aeronave, se os podia transportar para Lisboa, o que aconteceu.
Passadas algumas horas, ouvimos na rádio a notícia, que o avião se tinha despenhado ao largo das Canárias, quando já se fazia à final.
Segundo informações posteriores, todos faleceram excepto o Comandante do avião,que ficou ferido.
Foi o momento de nos abraçar-mos a chorar e bendizer a nossa sorte.
Não posso afirmar que foi este o avião,mas como em 1962/63, não tive conhecimento de outro acidente naquela zona,leva-me a crer que sim.
Há de certo colegas nossos que privaram com ele e, certamente irão dar notícias,provavelmente com fotos,para assim os seus familiares ficarem a saber algo mais. Oxalá que sim.
Um abraço


Sem comentários:

Enviar um comentário