terça-feira, 11 de julho de 2017

Voo 3439 ROMAGEM Á SERRA DO CARVALHO








Augusto Ferreira
Esp.Melec.Inst.Av.
Coimbra





Comemorações do 62º. aniversário da queda de 8 aviões F 84 G, na Serra do Carvalho
Foi com denso nevoeiro, que este ano subimos até ao alto da Serra do Carvalho. A visibilidade era de alguns metros, o que nos obrigou a “voo por instrumentos”. Apesar das curvas surgirem sem avisar, lá conseguimos chegar sem qualquer percalço.
Era o dia da comemoração do acidente com F84, que vitimou 8 pilotos da nossa FAP em 1955, precisamente no dia da Força Aérea.
Apesar das dificuldades meteorológicas, todos os que se tinham proposto participar neste evento, se foram juntando aos poucos para o início da missa campal.
Além do CEMFA estiveram presentes outros elementos dos quadros superiores da FAP do activo e na reserva, assim como o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Sr. Presidente da AEFA e outras individualidades.
E meus amigos parece que estávamos nas nuvens, tal era a densidade do nevoeiro que se manteve durante as cerimónias.
Depois da parte religiosa, foram depostas coroas de flores, junto ao monumento que existe no local, em homenagem aos pilotos que pereceram neste acidente.
Como tem sido habitual, nesta altura passam sempre à vertical aviões F16 a baixa altitude.
Neste ano não os conseguimos observar, dado a densa névoa que se mantinha, mas o seu ruído ao passar, fez-nos sentir, que teria sido em condições idênticas, que se teria dado o fatídico acidente de 55. Estremecemos. Não era para menos.
Fomos de seguida para o Salão do Centro de Convívio do Carvalho, onde decorreu o almoço convívio entre todos os participantes.
O almoço estava óptimo, carinhosamente elaborado e servido pelas simpáticas gentes do Carvalho.
No final o Sr. Presidente do Núcleo de Coimbra da AEFA e Sr. Presidente da Direcção Nacional agradeceram o presença de todos, oferecendo lembranças ao Sr. Presidente da C.M. de V.N. de Poiares e representante do CEMFA, que se já se tinha ausentado por questões de agenda, não tendo sequer chegado a almoçar connosco.
Usaram ainda da palavra o Sr. Presidente da Câmara e o representante do CEMFA.
Foi mais um dia de grande convívio aeronáutico entre todos, sem limitações ou restrições relativamente aos cargos que assumem ou assumiram na nossa FAP.
Conversámos abertamente entre todos, na maioria das vezes recordando episódios passados.
Foi MUITO BOM.
Parabéns a toda a organização.
ESPECIALISTAS SEMPRE











1 comentário:

  1. Useful article, thank you for sharing the article!!!

    Website bloggiaidap247.com và website blogcothebanchuabiet.com giúp bạn giải đáp mọi thắc mắc.

    ResponderEliminar