quinta-feira, 19 de março de 2009

VOO 866 REAVIVAR A MEMÓRIA.



Cristiano Valdemar
Esp.MMA Guiné
Sobreda da Caparica



É com enorme prazer que com o meu “auxiliar de memória” relembro ao companheiro Miguel Pessoa o nome do interruptor da manete de gás que permitia fazer os testes de ignição em terra e arranque no ar (AIR STARTER). Aproveito também para reafirmar que enquanto estive nas linhas da frente de Monte Real e Bissalanca, que foram praticamente quatro anos, visto estar um pouco mais de um ano na secção de motores em Monte Real, que os Fiats iam para o ar com um dos cartuchos de arranque detonado. O Cheklist que ainda conservo confirma o que digo, não diz nada para mudar o cartucho.
Se houve aterragens em Nova Lamego como diz o companheiro Miguel Pessoa então já não são do meu tempo. Enquanto estive na BA12, (28 de Maio de 1971 a 14 de Junho de 1973) só uma vez é que houve uma missão em que vários Fiats saíram de Nova Lamego para bombardear, não me recordo onde, e regressaram novamente a esse local. Nesse mesmo dia um dos aviões estava com um problema de fuga de combustível que não pôde ser reparada e como disse no Post 785(1) foi trazido de regresso à BA12 pelo saudoso Comandante Coronel Pilav. Gualdino Maria Moura Pinto. A partir dessa altura foi criada mais uma segurança, que era retirada durante a inspecção 360º feita pelo piloto, visto ser um insecto que fazia ninho numa válvula de combustível junto à saída dos gases de escape.

Foto cedida pelo Cristiano (Direitos Reservados)

A foto do mesmo Post. em que estou eu sentado ao volante do jeep, que nos foi emprestado pelo Exército, quando tomávamos o pequeno almoço foi tirada nessa única missão que tive fora da BA12.
Já não me recordo se nessa altura tinham acontecido aqueles maus momentos de T6, DO27 e Fiats terem sido abatidos com as consequências que se conhecem não sei mesmo se nessa missão esteve o companheiro Miguel Pessoa e outro dos colaboradores desta Linha da Frente o companheiro António Matos que me recordo quando na BA5 “gatinhavam” nos F86 e depois Fiats.
Quando o companheiro Miguel Pessoa «resolveu passar aquela noite fora», os socorros não estavam por perto pois o Dakota tinha saído par uma almoçarada, mas ainda nesse mesmo dia soubemos desse Verylight da esperança. Manhã muito cedo estão os Fiats no ar em sistema de rolement para que a operação estivesse sempre a coberto dos mesmos.

Segui depois a sua acção nos Asas de Portugal e fiquei satisfeito ao saber que continuou a ser piloto de jactos.
Um abraço em especial para si e esposa e para todos que desta Linha da Frente contam as histórias de vida como se um psicólogo as quisesse ouvir.

Cristiano Valdemar 1ª/681º Cabo MMA FIAT G91

(1) O Cristiano e as suas recordações.