quinta-feira, 4 de junho de 2009

VOO 1021 MAIS UM VOO REALIZADO.




José Ribeiro
Esp.OPC Guiné

Lisboa


Mas que voo!

Em tempo de paz sempre gostei e gosto de voar. Mas, o voo feito até à localidade de Vouzela, situada num espaço paradisíaco e com mais valias de relevo no contexto deste pequeno país tantas vezes mal tratado, sendo do conhecimento intrínseco tal facto na minha humilde opinião.
Para um incauto, como eu, que não conhecia essa localidade, foi mais uma das surpresas agradáveis e difíceis de descrever. Alguém disse “…, porque não conhecer o que mais lindo possuímos neste Portugal de contrastes e surpresas agradáveis …”, como foi o caso. Muitos foram os poetas que a tal facto se referiram em obras publicadas e de mérito consagrado.
Do voo propriamente realizado, apenas posso dizer de espectacular, porque:



Legenda: Alguns dos participantes junto à ponte de caminho de ferro de Vouzela.
Foto:José Teixeira(direitos reservados)



- A pista de aterragem de ensaio (visita guiada à Vila) estava estruturalmente bem cuidada e com uma logística de fazer inveja a grandes profissionais que navegam na área do turismo;
- A segunda pista “Estalagem em Cambra – principal”, onde se iria confraternizar, tinha toda a logística apropriada para dar luz a mais um encontro de ex-camaradas de armas que passaram parte da sua vida na Força Aérea e, especialmente na Guiné em tempo de “Guerra Ultramarina/Colonial”, onde muitos dos nossos ex-camaradas de armas deixaram de pertencer ao número dos vivos (PAZ À SUA ALMA), sendo de realçar a participação das senhoras, na altura jovens (Enfermeiras Paraquedistas), sobreviventes de ataques e, ainda familiares de pilotos falecidos em combate e sobrevivente.
Do “repasto” na Estalagem em Cambra, apenas direi “gostei demais” como diz o brasileiro, sendo que nada faltou em termos comestíveis e vinhateiros, desde o início até ao fim, tendo apenas pena de não poder participar no encerramento do evento por motivos ligados à mobilidade, não esquecendo de frisar a longo e cavaqueira tida entre diversos participantes do evento que já não se viam há muitos anos.
Pelo que li dos comentários já tornados públicos, a culminação do evento foi um sucesso absoluto, por isso, volto a repetir os meus sinceros parabéns aos organizadores na pessoa do amigo, Victor, sendo que a esse propósito já lhe tinha expressado por TM. Pena foi que aquando do relato de acontecimentos passados na Guiné a acústico não tivesse sido a melhor, somente porque era muito difícil ouvir o dito pelo orador.
Ao amigo, Victor e restantes companheiros que se propuseram elaborar um excelente plano de voo e a sua concretização, os meus parabéns, sendo que nunca esquecerei os outros da mesma natureza, já realizados e que primaram pela boa execução.
Para o ano lá estarei e segundo me informaram, é em Coimbra.
Faltam-me as palavras para dizer mais.
Boa tarde ex-camaradas de armas.
José Luís Monteiro Ribeiro.

Voos Partilhados:

1002 – 32º Encontro de Especialistas da BA 12- Guiné Augusto Ferreira
1003 – O Bom exemplo para alguns… Fernando Duarte
1004 - Parabéns Rui Elvas1005 – Verdadeiros Zés Especiais Arlindo Pereira
1006 – És o expoente máximo na classe dos Especialistas Jorge Mendes
1007 –Parabéns Comandante ! Jorge Mendes
1008 – O meu agradecimento. Cármen Brito
1009 – Quando se juntam pessoas de bem e se estimam. Miguel Pessoa
1011 – Eu sou o piriquito Jorge Almeida
1013 – O que uns esquecem a vossa memória nunca apagará Marta Castelo Branco
1014 – Parabéns Comandante. Fabrício Marcelino
1016 – Os anos passaram mas a amizade ficou para sempre. Luís Santos
1017 – Fiquei radiante estar no meio dos Piriquitos. Victor Oliveira
1018 – A dedicação à causa da Aeronáutica Carlos Alves
1019 – Depois da ressaca Miguel Falcão