quinta-feira, 12 de novembro de 2009

VOO 1281 ATERROU O JORGE NARCISO!




Jorge Narciso
Esp.MMA Guiné
Lisboa





Ola Victor
Respondendo ao teu pedido, envio as fotos (além dumas outras que à frente descreverei): 1967 e 2009 - Obviamente as fotos militar e civil das datas respectivas (da primeira procurei uma melhor, mas tipo passe só mesmo esta - do cartão da BA1 - e cuja qualidade...
Tirando o "craquele" esse era eu. ___
O meu percurso (com anexos) na FAP, arrumado cronológicamente (entre os 17 - nasci em Mai.49 - e os 21 anos - Dez.70) foi:
* (Out.66/Set.67) - 3ª/66 - BA 2 / Ota - Recruta e Curso MMA. * (Meados.67) - Centro de Inspecções (em resposta a concurso interno, ao qual concorremos 3 alunos): Inspecção (durante cerca de 3 semanas), para o Curso de Sargentos Milicianos Pilotos, do qual e apesar de considerado Apto, fui preterido por elementos ainda civis (que tinham ficado adiados em Inspecção anterior).reinspeccionados na mesma altura
* (Out.67/Mar.69) - BA 1 / Sintra - Linha da frente dos T-37 (Inicio.68)
- 1ª Nomeação (já não me recordo para onde), sendo no entanto imediatamente desnomeados, 7 dos 8 MMA, colocados na BA1, por considerados imprescindiveis ao serviço !!! (tem uma história que talvez um dia venha a contar), tendo o 8º classificado (como sabemos, as nomeações eram por ordem decrescente de classificação na especialidade) sido "premiado" com uma colocação ou em Cabo Verde ou S. Tomé (de certeza uma destas, sinceramente já não me lembro qual).(Abr.69)- 2 ª Nomeação, já perfeitamente inesperada para mim e outro companheiro, com mais de 30 dos 48 meses de contrato cumpridos, os restantes eram de 6 anos, sendo então os 3 piores classificados ido para... a Beira e os 4 melhores para... a Guiné (epilogo da história que atrás refiro). Na passagem pela Inspecção médica, pré embarque, os Serviços detectaram na minha ficha o registo anterior de aptidão para a Pilotagem, sendo-me proposta a troca imediata de Bissau por S.Jacinto, ao que perguntei qual a contrapartida no tempo de serviço me foi respondido que:Teria de assinar um novo contrato, agora de 6 anos, ao qual apenas seria descontado o tempo de recruta (3 meses) que já tinha cumprido na Ota.Ou seja:Somado esse novo tempo ao entretanto já cumprido, seriam (sem nó) mais de 100 meses no total : Proposta recusada.
(Abr.69/Dez.70) - BA 12 / Bissalanca - Linha da frente dos Alouette III (onde ao fim de pouco tempo e devido à tardia nomeação, apesar dos meus 20 anos, comemorados aliás no Saltinho durante uma missão de abastecimento, era o cabo especialista mais antigo - tempo de FAP - da mesma linha)Fiz ali algumas centenas de horas de voo, só não sei quantas, porque a minha caderneta de voo (que não sei porquê me obrigaram a entregar no regresso, diziam que para entrega posterior) está em parte incerta, se é que ainda existe (penso que não é caso único) (Dez.70) - BA 1 / Sintra - Disponibilidade ......(ainda com 21 anos e 50 meses e picos de FAP, dos quais só me contam os 19 que estive na Guiné para efeitos de Segurança Social porque não trabalhei, antes de 1971) ___
Ilustrando agora o percurso acima, junto (sem exagerar a quantidade) mais algumas fotos:

Legenda:Sintra - BA 1, - No ano de 1967 o Pessoal (estou assinalado pela seta) da linha de frente dos, entretanto abatidos, T-37 - cujo Comandante de Esquadra (à época Ten.Coronel Amaral) também na foto, reencontrei na Guiné.Num destes aviões (aliás o que está exposto em pedestal à entrada da BA1 - Maricula 2424) tive o meu baptismo de voo.
Foto:Jorge Narciso (direitos reservados)


Legenda:O.Pinto - Foto do chefe Oliveira Pinto (que muitas dezenas de membros da linha dos helis reconhecerão de imediato, pelos muitos anos que ali passou), neste caso no intervalo duma operação em Buba (está datada de Dez.69), comigo (de camuflado) com o Gabriel (fato de voo e a abastecer) e um dos miúdos nativos que como era habitual por ali cirandavam.
Foto:Oliveira Pinto,cedida pelo Jorge Narciso(direitos reservados)


Legenda:Heli - Na linha, com um heli tão limpo que até parece que saiu duma estação de serviço, apesar do enquadramento talvez melhor esta para me identificar que a tipo passe..
Foto;
Jorge Narciso(direitos reservados)

Legenda:Petisco - Algures ainda em 1969. Pessoal da linha (sou o 5º a contar da direita - de camuflado) dos Helis, petiscando: ou um porco do mato ou uma gazela (pato da bolanha só por uma vez, pois mesmo com dois dias em vinha de alho, era igual a peixe assado), que de vez em quando marchavam.
Foto:Jorge Narciso(direitos reservados)

Únicas nostalgias que me ficaram de todo este tempo, para além do convívio com alguns companheiros mais próximos, que apesar de tudo se vai concretizando, quer através do telefone e dos outros novos meios de comunicação, quer presencialmente através de encontros mais ou menos regulares, ficaram-me dois desejos, ainda não satisfeitos:
1º Voltar a voar de Heli (por impedimento profissional, não o fiz em 2006 em Beja, em que foi dada a oportunidade (boleia/voltinha) aos presentes durante a homenagem à minha ex- Esquadra "Os Canibais").Este estou a ver que vai ter de ser satisfeito em heli de turismo.
2º Voltar um dia à Guiné, revisitando em passeio sereno, descontraído e sem traumas, locais e gentes (e situações associadas) guardados à 40 anos na memória, dum (então) menino de 20 anos, com cargas, cujo contexto seguramente se revelará agora completamente diferente.Este parece finalmente, com o projecto em curso, com alta probabilidade de concretização. Vejo que as inscrições vão gradualmente aparecendo e, grão a grão ...
Relativamente à "folha de serviço" que acima produzi, na qual apesar de muito exageradamente extensa, cortei à inicial quase tanto como o que lá está, encarrego-te de em síntese aproveitares o que entendas conveniente
Recebe um abraço
Jorge Narciso
VB:Excelente apresentação,Jorge!
A retrospectiva que fazes do teu percurso militar,é de um preciosismo interessante.
Pois embora já tenhas chegado a esta "pista"à algum tempo,continuavas a aguardar estacionamento em virtude da "torre"não ter recebido os teus elementos identificativos convenientemente.Já estávamos a equacionar o pedido de alerta à BA 5 para os F 16 te interceptarem.
Agora vamos aguardar a riqueza literária das tuas histórias sobre a vida militar na passada na Guiné,pois deves ter bastantes.
Quanto à viagem,continuo a aguardar até ao próximo dia 20,até agora ainda niguém se pronunciou.