Fernando Moutinho
Cap.Pil. (Ref.) Guiné
Boa noite.
Parabéns pelo excelente site.
Tenho estado a fazer uma leitura destas longas páginas e, entretanto deparou-se-me 0 "Voo 867 O Fiat G-91" que além de outras coisas interessantes indicava o Lote dos primeiros pilotos portugueses a voar em Fiat na Alemanha.Infelizmente apresenta duas incorrecções, a saber:
1ª Ao lote de pilotos falta o do Cor Pil Orlando do Amaral que chefiou a missão;
2ª Acerca do primeiro piloto português a voar em G-91 fui eu mas, em monolugar. Porque, o primeiro voo (em bilugar) foi o Cor Amaral. Eu segui-o de imediato mas já em 2º.
E se o 1º voo em monolugar me pertenceu, foi por mero acaso. Pois o Cor. Amaral estava na posição de espera junto à pista quando teve de regressar ao estacionamento por um problema, julgo nos cintos, o que levou a que estando eu também em espera, acabasse por descolar primeiro.
Também estive na Guiné. Por duas vezes. Poderá não ter muita importância mas devemos honrar a verdade. A primeira durante 3 meses, Maio, Junho e Julho de 1962, no Destacamento do F-86F, uma Comissão normal a começar em Julho de 1963 a Fevereiro de 1965.Nessa Comissão voei no F-86F, Do-27, Broussard, Auster e, quando os F-86 pararam comecei a voar em C-47.
Continuação do êxito do Site.
Cumprimentos a todos.
Cap. Moutinho
Parabéns pelo excelente site.
Tenho estado a fazer uma leitura destas longas páginas e, entretanto deparou-se-me 0 "Voo 867 O Fiat G-91" que além de outras coisas interessantes indicava o Lote dos primeiros pilotos portugueses a voar em Fiat na Alemanha.Infelizmente apresenta duas incorrecções, a saber:
1ª Ao lote de pilotos falta o do Cor Pil Orlando do Amaral que chefiou a missão;
2ª Acerca do primeiro piloto português a voar em G-91 fui eu mas, em monolugar. Porque, o primeiro voo (em bilugar) foi o Cor Amaral. Eu segui-o de imediato mas já em 2º.
E se o 1º voo em monolugar me pertenceu, foi por mero acaso. Pois o Cor. Amaral estava na posição de espera junto à pista quando teve de regressar ao estacionamento por um problema, julgo nos cintos, o que levou a que estando eu também em espera, acabasse por descolar primeiro.
Também estive na Guiné. Por duas vezes. Poderá não ter muita importância mas devemos honrar a verdade. A primeira durante 3 meses, Maio, Junho e Julho de 1962, no Destacamento do F-86F, uma Comissão normal a começar em Julho de 1963 a Fevereiro de 1965.Nessa Comissão voei no F-86F, Do-27, Broussard, Auster e, quando os F-86 pararam comecei a voar em C-47.
Continuação do êxito do Site.
Cumprimentos a todos.
Cap. Moutinho
Fiat G.91 - Núcleo inicial de pilotos (1965)
Em Novembro de 1965, foi enviado para a Leichte Kampfgeschwader (LeKG) 44, em Leipheim (Alemanha), um grupo de pilotos e de técnicos de electrónica com o objectivo de receberem treino de adaptação ao Fiat G.91. Os primeiros Fiat G.91, versão R/4, chegaram a Portugal em Dezembro de 1965 e entraram ao serviço na Base Aérea nº 5, em Monte Real.
Lista de pilotos da FAP que se deslocaram a Leipheim para adaptação ao Fiat G.91:
Maj. Armando dos Santos Moreira,
Ten. Fernando de Sousa Moutinho *
Ten. Egídio Avelino Lopes
Ten. José Lopo Tuna
Alf. José Fernandes Nico
SAj. M. Cardoso
SAj. (?) Godinho
1º Sarg. (?) Guerra
Chefe de Missão (Maj. Orlando Gomes do Amaral, do EMFA)
Lista de pilotos da FAP que se deslocaram a Leipheim para adaptação ao Fiat G.91:
Maj. Armando dos Santos Moreira,
Ten. Fernando de Sousa Moutinho *
Ten. Egídio Avelino Lopes
Ten. José Lopo Tuna
Alf. José Fernandes Nico
SAj. M. Cardoso
SAj. (?) Godinho
1º Sarg. (?) Guerra
Chefe de Missão (Maj. Orlando Gomes do Amaral, do EMFA)
* Primeiro Piloto a voar no Fiat G-91
Voos de Ligação:
Voos de Ligação:
VB: Ilustre Companheiro,Fernando Moutinho,permita-me a ousadia deste trato mas a amplitude desta nobre família FAP,deixa-nos eufóricos quando da chegada de mais um seu familiar.
Desde já passo a agradecer a sua "aterragem"nesta base a qual nos deu muita alegria e prestigio,não é todos os dias que se recebe um Fiat G91 cujo seu piloto é um histórico da nossa FAP,nada mais nada menos,que o primeiro piloto português a tripular a referida aeronave.
Depois agradecer os seus elogios a este nosso/seu espaço e,ao mesmo tempo,pedir-lhe que a partir deste momento não se desligue dele,pois é um precioso contributo para que a história da nossa FAP seja contada aqui na primeira pessoa.
Quando leio o seu nome em qualquer escrito,associo de imediato a um grande HOMEM que,embora já tenha saído para o voo eterno,continua sempre com um seu lugar na nossa LINHA DA FRENTE,Gualdino Maria Moura Pinto
Desde já passo a agradecer a sua "aterragem"nesta base a qual nos deu muita alegria e prestigio,não é todos os dias que se recebe um Fiat G91 cujo seu piloto é um histórico da nossa FAP,nada mais nada menos,que o primeiro piloto português a tripular a referida aeronave.
Depois agradecer os seus elogios a este nosso/seu espaço e,ao mesmo tempo,pedir-lhe que a partir deste momento não se desligue dele,pois é um precioso contributo para que a história da nossa FAP seja contada aqui na primeira pessoa.
Quando leio o seu nome em qualquer escrito,associo de imediato a um grande HOMEM que,embora já tenha saído para o voo eterno,continua sempre com um seu lugar na nossa LINHA DA FRENTE,Gualdino Maria Moura Pinto