quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

VOO 1457 RECORDAR COIMBRA.






António Loureiro
Fur.Policia Aérea
Figueira da Foz




Coimbra- linda cidade



Dá-me licença senhor Comandante Ferreira
Apresenta-se o Fur.MilºPA-Loureiro

Muito obrigado pelas considerações, acho que não mereço.
Pois efectivamente, porque o meu pai foi trabalhar para a Fábrica de Curtumes, na Casa do Sal, eu com 2 anitos tive que alinhar também.
Fiz a escola primária no Arco de Almedina e depois continuei na Brotero.
Já não tenho a certeza se a Escola foi inaugurada quando fui para lá ou se foi um ano antes, mas sei que foi implantado o Ciclo Preparatório, que no tempo do meu irmão não existia.
Eu lembro-me perfeitamente do nome Madeira e não me admira nada que fôssemos da mesma turma, mas por um pormenor que vou referenciar vai dar certamente para ver se tem alguma coisa a ver consigo.
Eu tenho 62 anos.
Quando havia o intervalo o pessoal tinha por hábito, no pátio ao pé das casas de banho, jogar ao caldo, que não era mais nem menos do mandar uma casca de laranja para o ar na direcção de um qualquer e, se esse não conseguisse dar também uma chapada na casca da laranja (já enrolada) na direcção de outro, levava uma caldaça de cada um, para ficar esperto.
Fui da turma do Pedro Ministro, que vim a saber que também foi MMA e de um dos Osmar.
Só saí de Coimbra para ir para a tropa.
Ainda na tropa, tratei de ir para Moçambique onde estive até Junho de 74 e depois disso na Rodésia e Angola.
Quanto à fotografia, muito bonita sem dúvida, penso que foi tirada naquilo que é agora o Queimódromo, mas depois que essa margem foi remodelada eu nunca lá fui.
Ainda me lembro da Ponte de Santa Clara antiga, feita em ferro, bem como da construção desses campos da AAC, onde antigamente era um baldio onde faziam a Feira dos 23 e existiam laranjais praticamente até à linha dos caminhos de ferro.
Coimbra tem para mim um carinho muito especial onde a vida e a morte se cruzam.
A vida, porque foi na Maternidade Daniel de Matos que nasceu a minha neta.
A morte, porque no Cemitério da Conchada estão sepultados os meus pais e o meu irmão.
Como é natural, apesar de muito mais pequena, a cidade de eleição para mim é a Figueira da Foz ou Coimbra C, como alguns costumam chamar.
Agora compro tudo feito, estou reformado e só espero desfrutar deste privilégio o máximo de tempo possível, tenho um barquito onde me entretenho à pesca quando o tempo convida, o que não é o caso de agora e nem posso porque está em reparação por ter ido ao fundo com o temporal.
Estive muitos anos ligado ao Basquetebol onde fui também Oficial de Mesa da Associação de Basquetebol de Coimbra, com sede ai no Estádio do Calhabé.
Vamos certamente ter oportunidade de nos conhecermos melhor.
Receba um abraço de amizade.
Loureiro

AF:Amigo Loureiro mais uma vez um grande abraço para ti.
Antes de mais quero só lembrar-te, que faz parte das regras deste nosso espaço, tratarmo-nos por tu, certo.
Agora conheci e reconheci todos os locais e situações que mais uma vez descreveste com grande pormenor. Desde a Fábrica de Curtumes que já está desactivada há muitos anos.
A Escola de Almedina que pertence à freguesia do mesmo nome, que tem o nosso Grupo Etnográfico de Coimbra anexado, do qual eu faço parte como músico.
A Escola Brotero com as actividades desportivas com as “cascas da laranja”.Não sei se te recordas, que também jogávamos com elas de árvore a árvore e até dava para se apanharem umas “avançadas”.
Também vou fazer 60 anos mas ainda não estou reformado, vamos ver se qualquer dia.
No ultramar também estive contigo, na mesma altura em Moçambique no AB7- Tete.
Relativamente ao Basquetebol acompanhei quando era jovem a equipa do Olivais F. Clube, que pertence à freguesia onde cresci e vivi e começo a pensar, que ainda te chamei alguns nomes menos correctos, quando andavas lá pelas mesas.
Só não me dedico à pesca, mas um dia destes muito próximo, vou encontrar-me aí contigo na Figueira da Foz de que também gosto muito.
Tenho muita pena de não perceber nada de barcos, para te ajudar a recuperar o teu. Se fosse um avião?!
Depois contacto contigo.
Mais uma vez um grande abraço para ti.

Até breve

Augusto Ferreira