quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

VOO 1460 AS ESPECIALIDADES NA NOSSA FAP - II




João Carlos Silva
MMA 2ª/79, BA6
Sobreda






Companheiros,
Hoje publico a 2ª parte da informação referente às actuais especialidades existentes na nossa FAP.
Sempre dá para recordar um pouco e comparar com o que era no tempo de cada um de nós, mas, quem sabe, talvez algum(a) jovem faça escala nesta base e lhe desperte o interesse por esta causa.

Especialidades Actuais - 2
Área de MANUTENÇÃO

MMA - Mecânico de Material Aéreo
Efectuar e verificar a manutenção preventiva e correctiva de aeronaves, identificando avarias ou anomalias, procedendo à reparação, substituição e regulação dos equipamentos ou componentes dos sistemas eléctricos, mecânicos e estruturas. Executar acções de preparação e manutenção em aeronaves, de linha ou de hangar, programadas ou correctivas, em sistemas eléctricos e mecânicos.

MMT - Mecânico de Material Terrestre
Efectuar a manutenção preventiva e correctiva de viaturas, equipamentos auxiliares de apoio a aeronaves, equipamentos de engenharia e demais equipamentos terrestres motorizados, bem como a condução de viaturas ligeiras, pesadas de mercadorias, pesadas de passageiros, equipamentos auxiliares de apoio a aeronaves, operação de auto-reboques, auto-guindastes e auto-empilhadores. Operar equipamento móvel de abastecimento de combustível a aeronaves e instalações, controlar a corrosão dos equipamentos associados aos combustíveis, recolher amostras de combustível para análise e efectuar a recepção, armazenagem e distribuição dos produtos combustíveis.

MELECT - Mecânico de Electricidade
Executar de forma autónoma, a instalação de edificações e controlar a colocação em serviço e a manutenção dos equipamentos eléctricos. Montar, desmontar, manter, diagnosticar avarias, reparar e testar motores eléctricos, automatismos de controlo, fontes ininterruptas de energia, equipamentos de calor, de frio e de climatização. Executar trabalhos de manutenção em baixa e em média tensão.

MELECA - Mecânico de Electrónica
Executar de forma autónoma, tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, utilização, manutenção e reparação de materiais e sistemas electrónicos pluri-tecnológicos. Instalar, manter, reparar e inspeccionar sistemas de radar de terra, rádio-comunicações, rádio-ajudas à navegação, telefones, redes de microondas e redes de informática. Instalar, diagnosticar e reparar avarias em computadores e seus periféricos. Instalar, manter, reparar e inspeccionar equipamentos de electromedicina, opto-electrónicos, guerra electrónica, meteorologia, simuladores de treino e equipamentos criptográficos.

MELIAV - Mecânico de Electricidade e Instrumentos de Avião
Executar de forma autónoma e de acordo com as especificações técnicas e de segurança dos equipamentos, tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, utilização, manutenção e reparação de materiais e sistemas eléctricos e electrónicos das aeronaves. Executar acções de manutenção sobre as aeronaves, de linha ou de hangar, programadas ou correctivas, em sistemas aviónicos e eléctricos.

MARME - Mecânico de Armamento e Equipamento

Executar acções de aprontamento e manutenção, de linha ou de hangar, programada ou correctiva, em sistemas de armamento e sistemas de sustentação da vida (sistemas de ejecção, oxigénio, equipamentos de voo, sobrevivência e salvamento), de acordo com as especificações técnicas definidas. Executar medições eléctricas, movimentar munições e explosivos, manusear produtos químicos, gases e criogénios, reparar cablagens eléctricas relacionadas com os sistemas de armamento, efectuar reparações mecânicas, prevenir a corrosão e interpretar/preencher documentação técnica.

Saudações Especiais,

João Carlos Silva, MMA, 2ª/79

Fonte: http://www.aefa.pt/

Voos de Ligação:
VOO 1448 AS ESPECIALIDADES NA NOSSA FAP - I
VOO 1418 ZÉ ESPECIAL