sábado, 30 de janeiro de 2010

VOO 1448 AS ESPECIALIDADES NA NOSSA FAP - I



João Carlos Silva
MMA 2ª/79, BA6
Sobreda







Companheiros,
De forma a complementar o VOO 1418 e socorrendo-me do "site" da AEFA, compilei alguma informação relativa às especialidades actuais existentes na nossa FAP. Sempre dá para recordar um pouco e comparar com o que era no tempo de cada um de nós, mas, quem sabe, talvez algum(a) jovem faça escala nesta base e lhe desperte o interesse por esta causa.
"A origem dos Especialistas da Força Aérea perde-se no tempo, algures nos primórdios do Sec. XX.
Antes mesmo da criação da Força Aérea Portuguesa como ramo independente (Julho de 1952), já haveriam Especialistas, quer na Aeronáutica Militar, quer na Aeronáutica Naval , ainda assim, é com a criação da Base Aérea nº 2, a Casa Mãe (14 de Abril de 1940) que se intensifica a formação de Especialistas, atingindo o ponto alto no ano de 1960 com a sua passagem de Base Operacional a Base de Instrução, em 1976 é criado o Centro de Instrução nº 2 (CI-2) posteriormente Grupo de Instrução de Técnicos e Especialistas (GITE), retomando novamente a anterior designação (CI-2), até 1992 quando passa a ter a actual designação de Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA) que forma Especialistas em três áreas, Operações, Manutenção e Apoio, que interligadas são verdadeiros pilares onde assenta o "FAZER BEM", fundamental para o cumprimento da missão atribuída à FORÇA AÉREA PORTUGUESA.
O Lema da Força Aérea "Ex Mero Motu", que deriva do latim e que poderá ser traduzido em "À mais pequena solicitação", ilustra também o Espírito dos Especialistas, que, desde sempre ingressaram nas fileiras da FAP voluntariamente."

Especialidades Actuais - 1
Área de OPERAÇÕES


OPCOM - Operador de Comunicações
Operar sistemas de comunicações e de informação no âmbito do serviço de mensagens, nos centros de comunicações e nos domínios das Unidades/Órgãos e no Sistema Táctico de Comando e Controlo. Processar e explorar funcionalidades de troca e processamento de informação, aplicando técnicas de segurança. Operar equipamentos rádio e de outra natureza em ambientes fixos ou tácticos.

OPMET - Operador de Meteorologia
Realizar observações meteorológicas de aeródromo e de altitude. Executar tarefas relacionadas com a observação e codificação do estado do tempo, preenchimento de impressos meteorológicos e prestação de informação meteorológica, difundindo os dados nos sistemas informáticos apropriados e informando directamente os diversos utilizadores (nacionais e estrangeiros), com realce para os directamente ligados à actividade aérea.

OPCART - Operador de Circulação Aérea e Radarista de Tráfego
Efectuar o Controlo do Tráfego de Aeródromo e processar a informação aeronáutica nacional e internacional necessária à operação segura e eficiente dos voos.

OPRDET - Operador Radarista de Detecção
Processar a informação aeronáutica nacional e internacional, recebendo analisando e inserindo no Sistema de Defesa Aérea as informações e mensagens aeronáuticas, operacionais e tácticas necessárias às operações aéreas. Verificar e corrigir o percurso das aeronaves que evoluem no espaço aéreo nacional e a troca de dados com plataformas aéreas, marítimas e terrestres. Executar funções em ambiente de guerra electrónica hostil e em ambiente simulado. Operar equipamentos de envio/recepção de mensagens.

Saudações Especiais,
João Carlos Silva, MMA, 2ª/79
Fonte: www.aefa.pt
Voos de Ligação:
VOO 1418 ZÉ ESPECIAL