terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

VOO 1466 UM GRITO DE REVOLTA - BASTA!

Lino de Freitas Fraga
Gerações de Guerra



UM GRITO DE REVOLTA – BASTA

No dia 07 de Dezembro de 2008, escrevi um artigo com o título “VIDA DESTRUÍDA ALMA COM VIDA”, relacionado com o nosso camarada/amigo Gilberto Sousa.
O popular Gilberto de S. Roque, que no dia 02 de Agosto de 1969, com apenas 21 anos, casado e com um filho de 7 meses, ficou sem as duas pernas, ao serviço da Pátria, nos matos da Guiné, razão pela qual lhe foi atribuída, por direito, uma pequena viatura, (moto de três rodas), para se poder movimentar.
Já quando o entrevistei para o citado artigo, o Gilberto havia manifestado o seu desagrado, pela forma como os apoios na assistência médica e medicamentosa vinham a ser reduzidos e a cada vez maior demora nas reparações da sua pequena moto, até para substituir um pneu, fruto de uma burocracia desenfreada que dificulta a vida a todos aqueles que o estado tem, ou pelo menos devia ter, a obrigação de auxiliar.
No mesmo artigo escrevi: “É impressionante a sua força interior, mesmo com a adversidade que lhe bateu à porta, não se deixou abater e foi em frente,…”. No entanto, qual não foi o meu espanto quando há dias visitei o camarada/amigo Gilberto e fui encontrar um homem amargo, desmotivado, descrente e quase desesperado e a razão é muito simples de explicar.
No final de Agosto, princípio de Setembro de 2009, a moto avariou e infelizmente os seus receios confirmaram-se. Gilberto dirigiu-se várias vezes, ao Campo Militar de São Gonçalo, para tentar resolver o problema, mas sem sucesso.
Como o tempo passava e nada se resolvia, tentou junto das mais altas entidades militares solucionar o impasse. Mas, a verdade é que passados cinco (5) meses o problema persiste, apesar de ter recebido promessas e palavras de compreensão, mas destas está o inferno cheio.



O que é facto é que Gilberto continua “preso”, em casa, como uma ave em cativeiro e completamente dependente dos filhos para se poder movimentar.
Que raio de País é este?
Que raio de Pátria é esta que ignora os seus heróis?
Que raio de Pátria é esta que, despreza aqueles que ao seu serviço, viram o seu futuro destruído deixando partes do seu corpo e do seu sangue em terras de África?
Que raio de Pátria é esta que, condecora desertores, traidores e até assassinos, mas esquece aqueles que a defenderam onde e quando necessitou?
Que raio de Pátria é esta onde, parece que só têm lugar profissionais da mentira, parasitas, incompetentes, delatores, corruptos, etc?
Que raio de Pátria é esta que, diz não ter dinheiro para pagar 130€ por ano de complemento de reforma aos seus Veteranos de Guerra, mas tem milhares de milhões de euros (€) para tapar buracos em bancos privados como BPN, BPP e outros, provocados por banqueiros corruptos?
É tempo de dizer BASTA!
Haja vergonha, haja dignidade, haja consideração e haja respeito pelos que se perderam defendendo a Pátria!
De uma coisa podem estar certos, não vamos parar e se este assunto não for resolvido rapidamente, levá-lo-emos ao conhecimento de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, que é, também, o Comandante Supremo das Forças Armadas.


P.S.– Peço desculpa, aos nossos leitores, pela impetuosidade das minhas palavras, mas se não o fizesse, alem de explodir, sentir-me-ia cúmplice com tão indigna situação.

VB:Caro Lino Fraga,compreendo a sua revolta e compartilho esse mesmo estado de espírito.
Nós,a quem foi vedada uma juventude justa,enviaram-nos para a guerra com o intuito de defender-mos os interesses deste pais,para o vermos a ser destruído por governantes insensatos a este tipo de situações. Penso que já será por pouco tempo!
Certamente estaram à espera que,nós,os antigos combatentes façamos um peditório para comprar o veiculo motorizado ao Gilberto?!... Não tenho duvidas nenhumas que assim o Gilberto voltará a poder sair e deslocar sózinho,mas deixo um apelo a um qualquer governante deste pais,ou até adjunto,que despenda um valor de um dos "seus"jantares habituais para fazer este nosso companheiro feliz,basta este valor.