quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

VOO 1469 AGRADECIMENTO



António Loureiro
Fur.Policia Aérea
Figueira da Foz



AGRADECIMENTO
Quero manifestar o meu mais profundo agradecimento ao camarada João Silva pelo seu trabalho de pesquisa e divulgação dos distintivos das especialidades da FAP.
Efectivamente, mudam-se os ventos e mudam-se as vontades e a FAP não quis deixar os seus créditos em mãos alheias, adaptando-se às novas realidades, não esquecendo o seu passado.
Correndo o risco de armar para aqui uma bronca de todo o tamanho, não posso deixar de exteriorizar a minha opinião sobre este assunto.Com o terminar do SG (Serviço Geral), acompanhado das novas tecnologias como a informática, de uma série de especialidades que estavam aglutinadas num só grupo, como Cozinheiros, PA, Condutores, Bombeiros e Amanuenses, não deixaram cair o distintivo entregando-o as agora SAS (Amanuenses de outrora), o que faz algum sentido, e surgiram outros cheios de oportunidade que realmente eu desconhecia.
Reparei também que os Condutores foram absorvidos pelos MMT e estranhamente ou não, fazendo fé de que a transcrição está feita com o rigor técnico que os Especiais imprimem no desempenho das suas tarefas, apenas nas atribuições da PA, está explicito a sua acção poder ser exercida em território nacional e no estrangeiro. (os pilotos ficam de fora deste contexto)
É compreensível que, com a saída das tropas paraquedistas da FAP, esse "espaço" teria que forçosamente ser entregue a alguma especialidade e não há dúvida que a escolha da PA tem todo o sentido, por efectivamente ser a mais vocacionada para esse tipo de acção e eu como PA, não posso deixar de regozijar-me com a escolha.
Também os MAEQ não passaram incólumes aos ventos da mudança, tirando-lhes os (EQ) Equipamentos e ficando apenas com os (ARM) Armamentos das aeronaves, porque os de terra também foram entregues à PA.
Os MMT/PA e MARM/PA parece que passaram à história, mantendo-se apenas os que em determinado momento, tiraram essas especialidades em "pacote".
Resta-me lançar o repto a alguém que, mais bem informado do que eu, faça o favor de fazer as devidas correcções para assim, aproveitando as sinergias do conhecimento, ficarmos mais "ricos" e não corrermos o risco de ao falarmos destas coisas com pessoas mais bem informadas do que "nós", para não dizer "eu", facilmente se perceberem que não percebemos patavina destas coisas.
Um Abraço a todos,
Loureiro
JC: Loureiro, não tens nada que agradecer pois é um prazer conviver nesta Tertúlia com todos vós e é esta partilha de testemunhos e o interesse manifestado a maior recompensa e estímulo para continuar.
Sem dúvida os anos passam e vão sendo introduzidas adaptações e alterações que esperamos sejam sempre para melhor poder cumprir as necessidades das missões actuais. É interessante a ponte que fazes entre a realidade de há uns anos e a actualidade, enriquecendo o conhecimento sobre este tema.
Saudações Especiais,