terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

VOO 1483 A BRINCADEIRA QUE EU ARRANJEI.


Fernando Moutinho
Cap.Pil. (Reserva) Guiné
Alhandra


Mais Guiné

Boa tarde Barata.

Ao "espiolhar" uns escritos meus deparou-se-me a historieta que conto a seguir. Não tem grande interesse mas é mais uma recordação.
Vale a pena publicá-la? Fica ao teu cuidado.
"Na sequência do Dia de S. Avião tenho uma pequena história de uma brincadeira que se complicou um pouco.
Nessa época estava em força o Totobola e havia rapaziada que fazia as suas apostas. Não era o meu caso mas, reparava no afã da consulta dos jornais para verificar o boletim. Mesmo sabendo-se dos resultados pela rádio, só vendo no jornal é que se acreditava.
Então congeminei uma brincadeira – preencher um boletim com uma só coluna e após saber os resultados colocar os outros. Tive um cúmplice nesta malandrice.
Na casa de apostas aceitaram-me o boletim com uma só coluna. Quando pela rádio soubemos os resultados, com outro boletim para aproveitar o
químico, preenchemos a outra coluna com os resultados conhecidos. Depois foi aguardar até 5ª feira e, na Messe, aproveitar um dos leitores dos jornais e pedir-lhe para conferir os resultados enquanto eu ía à casa de banho. Como se previa começou a ouvir-se um alarido vindos da Sala. Apareci com ar ingénuo e sou assaltado por uma chuva de parabéns e quejandos. Fiz o meu papel e, para acalmar o pessoal prometi uma festa mas, só depois de saber qual o prémio (naquela altura só se sabia mais tarde).


Simplesmente, a novidade espalhou-se. Já corria na cidade que tinha saído o 1º prémio a um aviador. Até aí o maior prémio saído em Bissau tinha sido um 3º prémio e pouco valioso. O aparecimento de um 1º prémio era algo impensável.
Aqui vi que tinha de arranjar um esquema para desfazer a brincadeira. Expus o caso ao Cte. da Zona Aérea, pedindo-lhe ajuda. Colaborou.
Na refeição seguinte o Cte. da Zona, quase no fim da refeição pede atenção e explica que o “meu prémio do totobola” foi uma brincadeira, explicou como foi engendrada e, para não haver dúvidas, mostrou-se o boletim a quem quisesse verificar que era mesmo do pretenso premiado e, rasgou-o à vista de toda a gente.
Conclusão, foi uma desilusão para os meus camaradas que viveram o acontecimento."

Cumprimentos e bons voos Comandante

Fernando Moutinho
VB.Ó Fernando,se fosse verdade era "manga de patacão"!