domingo, 28 de fevereiro de 2010

VOO 1515 LUIS AUGUSTO DE SOUSA PEREIRA DANTAS.



José Teixeira Esp.OPC Trofa


Bom dia meu caro Victor Barata, ou melhor, NOSSO COMANDANTE BARATA-

Cada vez mais se concretiza a tua feliz ideia de ter criado este blog. Um talento! Um sucesso estrondoso. Faço-te continência!!!
Mas vamos ao que hoje me trás aqui.
Refiro os voos 1506(Victor Sotero Cavaleiro) e 1509(do «cronista» José Ribeiro) concretamente destacando o meu amigo Luís Augusto de Sousa Pereira Dantas, o Poeta.(ainda gravo na memória o nome).
Conheci-o no DGMFA(depósito geral de material da força aérea,Alverca do Ribatejo,onde estive cerca de um ano, vindo da BA12, o único OPC de serviço; criei o centro de cripto, o que me valeu um louvor do comandante, e paredes meias com as OGMA, e com o museu do ar.
Falemos numa linguagem «especialista»:
Este rapaz andava sempre abandalhado, era um revoltadíssimo da tropa;notava-se a sua veia poética, era sobrino-neto do poeta Júlio Dantas, dizia. Teve a coragem de escrever uma carta ao Chefe do Estado Maior, reclamando os seus direitos. Com essa coragem alguns sargentos abordavam-no e apreciavam-no. Encarava-se com o 2º comandante(Nuno Álvares Cara d'Anjo LECOC, destemidamente)que nem o deixava falar mal entrava no gabinete, ameaçando-o com «cabos da guarda», de castigo,claro. O Dantas nunca se calava!
Tenho uma vontade FÉRREA de falar com ele, ele lembra-se de certeza de mim. De absoluta certeza não vou conter a emoção, abraçado a ele, e agora já não seguro as lágrimas, só de me lembrar dele. Eu emprestava-lhe uns escudos de vez em quando, e lá ia ele para a bebedeira com um «estupôr» que era pior que ele, em vez de o ajudar,bebia à custa dele. Ele dizia,na brincadeira, claro, que eu era «filho de um industrial lá do norte«! Outras cenas dele, que não as devo enumerar, era um rapaz que primava pela modéstia.
Vou com muita frequência a PONTE DE LIMA, em trabalho. Podemo-nos encontrar lá.
Dá-lhe todos os meus contactos.
José Maria da Silva Teixeira

Voos de Ligação:
Voo 1506 "ZÉ ESPECIAL E POETA" Luis de Sousa Dantas(comissão na BA12 67/69) 1ªparte - Sotero Cavaleiro.
Voo 1509 O Dantas - José Ribeiro

VB. Amigo Teixeira,é sempre bom ler estas passagens da nossa vida vivida durante a nossa juventude,mas certamente ser narrada na primeira pessoa...é como a sentes. Não conheço o Dantas,julgo eu,mas é uma das tantas referências desta grande família ESPECIAL que faz parte da História de Portugal. Como deves calcular,por uma questão de ética e segurança do Blog,retiramos os teus referidos contactos.Assim,se o Dantas o solicitar de imediato lhe o facultaremos,se for outro nosso companheiro,procederemos como as regras do Blog,ou seja,pediremos a tua autorização para tal.