sexta-feira, 16 de abril de 2010

VOO 1620 GOSTEI.





José Ribeiro

Esp.OPC

Lisboa




Amigos! ... que lindo Poema de, Victor Sotero. Outro, Luís Dantas, este ainda não aterrou aqui, sendo que ambos militaram na mesma especialidade de abastecimentos da Força Aérea.
Tenho acompanhado, no dia a dia, todos os voos realizados na nossa base, sem problemas de maior e/ou menor gravidade, excepto aqueles que deixaram de voar e aterraram para sempre, mas esses ficarão na nossa memória. Para eles auguro que tivessem uma boa aterragem num mundo melhor do que este, esperando encontrá-los, um dia, mas! O mais tarde possível, somente porque ainda não me cansei da vida terrena.
Como operador de comunicações que fui durante cerca de 10 anos e os cerca de 32 que exerci outras funções na Administração Pública, nunca esquecerei os bons e maus momentos que passei ao longo da minha vida, quer na Guiné, Angola e em Portugal Continental, sendo que alguns se barreram completamente da minha memória, ou seja, os que achei mais desagradáveis, apaguei-os.
Todavia, não foi o recordar tempos passados em períodos, longos, médios e curtos, que me trouxe aqui, foi sim felicitar o nosso amigo, Sotero, ex-camarada de armas, pelo lindo poema que nos deu a conhecer, resultado da publicitação nesta base, senão ninguém conheceria os dotes do que ele é possuidor.
No que se refere à minha pessoa, nunca fui grande comentador e nem tão pouco bom cronista, somente porque às vezes escrevo com o coração e não com a mente. Certo é que tento às vezes fazer-me compreender, ou seja, dar a conhecer a minha opinião sobre determinados assuntos que nos são comuns, julgo, mas de uma forma não menos correcta.
Também é verdade que o faço, às vezes, de forma um pouco encriptada e outra linguagem, sendo que nesta forma de escrever devo-o ao que aprendi nas especialidades que frequentei na FA e, também, nas diversas actividades que exerci e a formação académica que possuo-o, para além doutra de aperfeiçoamente profissional que frequentei à margem e directamente relacionada com a função que exercia ao nível da Função Pública.
Hoje, estou aposentado e dedico-me um bocado aos passeios por sítios que gosto e a fazer alguns estudos sobre planeamento regional e urbano, formação académica que sou detentor, mas somente porque gosto, também dessa área.
Presentemente estou a acabar um pequeno trabalho sobre evolução das comunicações, que nada tem a ver com planeamento. Estou a ter algumas dificuldades, já que obriga à consulta de diversa bibliografia, especialmente no campo da electrónica, sendo que no curso de OPC, apenas havia uma disciplina de electrónica que se resumia a conhecimentos gerais, logo em pouco me ajuda para atingir os objectivos a atingir com tal estudo.
Desculpem ter-me alongado demais na escrita, porque o principal objectivo deste e-mail era dar os parabéns ao nosso amigo, Victor Sotero, pelo lindo poema que nos deu a conhecer.
Sem mais, despeço-me desejando bom fim de semana e saúde acima de tudo.
Em tempo: Amigo, Victor Barata, se achares não publicites este texto.
José Luís Ribeiro (ex-OPC e Geógrafo)

Voos de Ligação:
1615 O meu poema "Zésidias" Victor Sotero