segunda-feira, 10 de maio de 2010

VOO 1701 OS DOUGLAS C-54 E DC-6 CLOUDMASTER DA FAP.



Américo Dimas
Esp.Marme "Lobo Mau" Heli Canhão

Angola



Os Douglas C-54 Skymaster e DC-6 Cloudmaster da FAP

Influenciado pelo tema do nosso amigo Manuel L. Santos, no seu voo 1690 e também porque na minha primeira viagem para a Guiné, no ano de1970, fiz igualmente escala na ilha do Sal em Cabo Verde, a bordo de um dos DC-6 da FAP, lembrei-me por isso em trazer até à “linha da frente”, algumas curiosidades relacionadas com os aviões de carga e transporte da FAP, os Douglas C-54 (DC-4) Skymaster e Douglas DC-6 Cloudmaster.

Segundo a descrição do “livrinho…” que já tenho em meu poder desde 1977, com o título: Spanish and Portuguese Military Aviation do autor John M. Andrade editado pela Midland Counties Publications, a nossa FAP teve ao seu serviço alguns destes modelos produzidos pelo fabricante norte americano Douglas Aircraft Company, tendo sido “inseridos” nas classes 6600 e 6700, respectivamente.

Legenda- Classe 6600 – Douglas C-54 Skymaster
Foto:Américo Dimas

Foram adquiridas oito aeronaves, que receberam as matrículas: 6601 a 6608.

Os primeiros cinco, eram ex-USAF C-54D. Os restantes três, passaram pela TAP antes de serem colocados ao serviço da FAP, respectivamente com as identificações: CS-TSA ; CS-TSC e CS-TSD.

Legenda- Classe 6700 – Douglas DC-6 Cloudmaster

Foto:Américo Dimas


Foram adquiridas dez aeronaves, que receberam as matriculadas: 6701 a 6710.

Os primeiros quatro eram DC-6A e os restantes seis DC-6B, sendo que os DC-6A foram convertidos em aviões de carga ou mistos. Os dois últimos DC-6B, respectivamente: 6709 e 6710, receberam as identificações: CR-IAG e CR-IAH, tendo operado na ex-Índia Portuguesa, precisamente ao serviço dos TAIP – Transportes Aéreos da Índia Portuguesa.

Também é assinalado a presença de dois DC-6s ao serviço da SATA – Açores.

Américo Dimas


Voos de Ligação:

Voo 1690 O Douglas DC-6 Manuel Lema Santos


VB: Também sou desses Américo,que fizeram a viagem para a Guiné no DC6.
Lembro-me que quando cheguei ao Sal ia com uma cede mendonha.Estava tudo fechado,3,30h da madrugada,fui direito ao WC para beber água...já te estás rir,malandro! Pois é isso mesmo,era só sal.