domingo, 16 de maio de 2010

VOO 1710 HISTÓRIA DE ANGOLA. (I)





Américo Dimas
Esp.Marme "Lobo Mau" Héli-Canhão
Angola


Recordando o passado histórico: MASSANGANO

Caros “Tertulianos”

Muito provavelmente, o nome de Massangano não será muito conhecido de quem visita este blogue e concerteza muito menos para quem nunca viveu, visitou, ou se interessa por assuntos relativos a Angola.

Contudo, Massangano foi, em devido tempo, de primordial importância para a manutenção da presença portuguesa nestas terras.

Localidade situada próximo do Dondo, na margem direita do rio Kwanza, foi uma fortaleza-presídio, tal como Muxima e Cambambe, mandadas construir pelo primeiro governador de Angola, Paulo Dias de Novais, neto do navegador Bartolomeu Dias, como forma dos portugueses de então, melhor se defenderem dos ataques dos Reis Ngola Kiluange, do seu filho Ngola Mbande e posteriormente pela irmã, a Rainha Ginga Mbande.

Construído em 1583, foi, durante largos anos, uma fortaleza de fulcral importância no aspecto militar e mais tarde, em 1641, foi o refúgio dos portugueses de Luanda, aquando da invasão dos holandeses nesse ano.

Durante o período da ocupação, a fortaleza de Massangano sofreu diversos ataques dos holandeses e dos nativos guerreiros daqueles reinos, mantendo-se sempre impenetrável.

Em 1648, Luanda foi finalmente libertada, com a chegada do almirante Salvador Correia de Sá e Benevides.

Já antes, em 1580, aconteceu naquele local, uma grande batalha entre os guerreiros do rei Ngola Kiluanje e as tropas de Paulo Dias de Novais, tendo este vencido.


Pelo feito, mandou erigir uma igreja que ficou conhecida com o nome de Nª Senhora da Victória de Massangano.

Enfim, muito mais haveria para escrever sobre este local, agora infelizmente votado ao abandono.

Em tempos, para se lá chegar, percorriam-se cerca de20 km em estrada asfaltada. Agora, pouco resta dessas condições, apesar de manterem-se erguidos alguns edifícios, como a Câmara Municipal; o Tribunal; a Fortaleza; a Igreja e em ruínas, algumas casas daquele tempo, paredes meias com a sanzala local.

Para os interessados, convido-vos a visitarem o site:

www.prof2000.pt/users/secjeste/arkidigi/ADimNeto/Massangano01.htm , onde, com o pseudónimo de A. Dimas Neto, apresento algumas imagens dessa localidade, registadas quando pela primeira vez a visitei em 2007.

Cumprimentos

Américo Dimas


VB.Olá Américo.Mais uma vez nos apresentas um excelente trabalho,Vamos esperar pelos próximos,pois Angola tem História.