sexta-feira, 11 de junho de 2010

VOO 1777 MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA...



João Carlos Silva,
MMA, BA6
Sobreda



Amigo Víctor,

Em referência ao teu Voo 1775, estou completamente contigo. Também eu fui assistindo às cerimónias do 10 de Junho e ainda ontem procurei o discurso do Dr. António Barreto, mas, não o encontrei na íntegra.
Isto porque queria aqui realçar o que na minha perspectiva foram dois pontos altos dessas comemorações que podem, embora que ainda de forma ténue e seguramente muito tardia, indicar algum sinal de mudança nas mentalidades. Pela primeira vez o desfile dos antigos Combatentes e o discurso que tu em boa hora aqui publicas do Dr. António Barreto.
Em função de tudo aquilo que a este respeito aqui temos escrito, penso que são de facto dois momentos ímpares na história destas comemorações e esperemos com optimismo que os mesmos tenham o eco que merecem nesta sociedade e neste poder político que sempre têm vivido de costas voltadas para os antigos Combatentes.
Como tu bem dizes, só peca por tardia ou, digo eu, mais vale tarde do que nunca.
Apesar de gostar de todo o discurso, deixem-me só ressalvar aqui algumas palavras que na altura me ficaram gravadas:


"Aos Veteranos e antigos Combatentes que hoje estiveram connosco pela primeira vez, nada se lhes pede. Nada devem aos seus contemporâneos. Nós é que estamos em dívida para com eles. São o Estado e a sociedade que lhes devem algo. "

Com esperança que as mentalidades mudem e que o reconhecimento público seja uma realidade, a todos os níveis, nesta sociedade e neste poder político que sempre têm vivido de costas voltadas para os antigos Combatentes, que se honre a memória dos que já nos deixaram e que se dê a voz a quem o merece por sacrifício pessoal, pois, apesar de tarde, ainda é tempo... por enquanto,
Saudações Especiais a todos os Companheiros desta Linha da Frente e a todos os visitantes deste espaço,

João Carlos Silva

Voos de Ligação:

VOO 1775 SÓ PECA POR TARDIA...