terça-feira, 6 de julho de 2010

Voo 1813 CANTANHEZ 4




António Dâmaso
Sargº.Mor Paraqª.
Azeitão







CANTANHEZ 4

FORMIGAS GIGANTES

Na Operação Tigre Poderoso, 4.º período, que foi 19FEV/4MAR73,estava a minha Companhia CCP 121 destacada na zona do Cantanhez, mais concretamente em Caboxanque, um dia pela manhã, estava em Caboxanque, ouvi um forte tiroteio e rebentamentos para os lados de Cadique Iala onde estava a CCP123, liguei o rádio, como era perto do outro lado do rio Bixanque, ouvia-se nitidamente todas as transmissões efectuadas, não tardou nada, comecei a ouvir as granadas dos obuses de Cufar a zunir por cima da minha cabeça destinadas ao local da contenda.
Quanto percebi na altura, tinha ficado um bigrupo de noite junto das máquinas que andavam a construir a estrada entre Cadique e Jemberem e de manhã, um bigrupo de Guerrilheiros do PAIGC resolveu atacar embora o Bigrupo da CCP 123 que estava no terreno tivesse a situação controlada, com a chegada das viaturas com os trabalhadores e da tropa para render os que lá estavam, os guerrilheiros do PAIGC, ficaram entre a CCAÇ 4540 que ia render a CCP 123, foi mais ou menos isto que percebi na altura e que mais tarde me contaram, no entanto, não quero afirmar nem informar que as coisas se passaram mesmo assim.
Nesse mesmo dia, na parte da tarde, fomos heli-transportados para Cadique , passamos lá a noite, houve alguma confraternização com os elementos da CCAÇ 4540 que lá estava, bivacamos na zona deles, eu tinha lá um conterrâneo que era enfermeiro dessa Companhia só vim a saber que tínhamos lá estado ao mesmo tempo quando falamos da guerra, já no emprego no Hospital Concelho de Odemira.
Nessa noite, eu tinha no meu pelotão um “marafado” Algarvio dos Olhos de Água, Albufeira que era pescador (uma espécie de Zezé Camarinha) e fomos ter com uns conterrâneos dele da CCAÇ 4540, à procura de polvo seco, tinham algum que nos encarregamos de dar conta, mas naquele convívio o que me impressionou pela positiva, foi a veia poética daqueles rapazes aparentemente simples, que me fizeram lembrar do poeta do Povo António Aleixo.
Obras na Construção da estrada Cadique- Jemberem (foto H BCP12)
Pela manhã fomos de viatura até ao local das obras de construção da estrada, depois apeados, embrenhamo-nos na mata pelo lado direito da estrada em direcção Jemberem tal como a foto documenta, andamos o dia todo e à noite ficamos na mata.
Como sempre, depois de as sentinelas terem deixado um Guerrilheiro entrar no círculo, dormia com um “olho fechado e outro aberto”.
Estava luar aqui e ali entrava uma nesga de luz por entre as copas das árvores, que eram abanadas suavemente por uma ligeira brisa, dois militares quebravam o silêncio da noite característico da mata, parecia que estavam a ressonar ao desafio, se o ruído produzido pelos roncos se tornasse mais alto, lá estava a sentinela que estivesse mais perto a entrar em acção para os acordar.
De repente oiço uma restolhada, de inicio pensei tratar-se de algum animal que andasse por ali, mas o ruído continuou a aproximar-se cada vez mais, até que me sentei com a fiel amiga (arma) nas mãos, vejo milhares de bicharocos aproximarem-se, parecera-me formigas gigantes, maiores que gafanhotos, pensei que ia ficar sem a “bucha” para o outro dia, mas tal não aconteceu, passaram por nós, desviaram-se, e lá continuaram a sua marcha, não sabia da existência de formigas tão grandes, a mim pareceram-me formigas, mas se não eram formigas, que bicharoco se deslocaria assim em fila durante a noite?
No dia seguinte regressamos e não tivemos nenhum encontro imediato a não ser com as formigas, como não comentei o assunto com mais ninguém, fiquei sem saber se mais alguém as viu, as sentinelas se não estavam a dormir de certeza que as viram.
Antes de escrever este texto pesquisei na Net, fazem referência a formigas gigantes, a mim pareceram-me anãs comparadas com as que eu vi.

Saudações Aeronáuticas

Dâmaso

VB:Depois desta sua transferência de unidade civil,cá temos de volta o Dâmaso.
Esperemos que agora com as "Trochas de Azeitão"estejas mais fortalecido para manteres a assiduidade dos teus voos conforme nos habituaste.