terça-feira, 10 de agosto de 2010

Voo 1870 O QUE AINDA HOJE VALEM OS"VELHOS" ZÉS ESPECIAS!


Arnaldo Sousa
Esp.MMA
Lisboa



Caro Víctor

Nas voltas pela net encontrei este artigo que muito dignifica um ex especialista que se dedica a recuperar aviões em vias de irem parar à sucata, nomeadamente alguns que pertenceram à FAP. Tudo isto se passa em Inglaterra, e pena é que não seja por cá onde os hábitos de recuperar seja o que for só agora começam a dar passos.



O "Broussard" de 1940 da Força Aérea Portuguesa, salvo da sucata


Nascido durante uma visita ao Concorde estacionado no Aeroporto de Manchester, o Portuguese Aircraft Restoration Group surgiu da necessidade que diversos museus e organizações inglesas enfrentam, com falta de voluntários para recuperar peças importantes da História da Aviação mundial. E também pela crescente presença de entusiastas portugueses e mesmo ex-profissionais civis e militares que operaram aeronaves, que levou a que todos se juntassem em torno de uma paixão comum, a Aviação.
Coordenado por Mike Silva, ex-especialista da Força Aérea Portuguesa e piloto particular que adquiriu a sua licença já em território britânico em 2008, o grupo cedo localizou aeronaves que outrora operaram com matrícula portuguesa, e encetou contactos com os proprietários e museus disponibilizando auxílio técnico e histórico.
Alguns membros do grupo viajaram em Março para Kissimee na Flórida ,EUA para tomar parte num estágio técnico de recuperação de aviões históricos .



Uma das aeronaves que o grupo português ajuda a recuperar em Inglaterra, é o mundialmente famoso "Black Magic", que nos anos 30 esteve matriculado em Portugal com o nome de cauda "Salazar". Um deHavilland DH88 que participou na corrida Inglaterra-Austrália em 1934 com Jim Mollison e Amy Johnson a bordo. Este aparelho foi descoberto nos anos 80 em Portugal bastante degradado e trazido para Inglaterra, onde é restaurado para regressar aos céus.
Outra das curiosas aeronaves do grupo, é um "Broussard" de 1940 com as cores da Força Aérea Portuguesa, que se encontra já em avançado estado de recuperação, apenas faltando colocar as asas. O Grupo mantém contactos com dois proprietários de "Chipmunks", um aparelho de treino da FAP que chegou a ser produzido em Portugal pelas OGMA.

Ricardo Ferreira e Carlos Aragão ajudam a estacionar o jacto da passageiros mais antigo do Mundo em funcionamento! ( deHavilland Comet 1958)

O grupo colabora no restauro de outros aparelhos que pela sua complexidade necessitam de acções programadas de manutenção num total de dezasseis aparelhos.
A nossa política é manter laços de cooperação com organizações portuguesas e internacionais, colaborando activamente no restauro e na preservação de aeronaves e equipamento.
Actualmente composto por dezoito portugueses , o grupo dá sempre as boas vindas a voluntários que gostem de Aviação e de passar fins-de-semana diferentes, colaborando na preservação da História aeronáutica mundial.