quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Voo 1991 E JÁ LÁ VÃO 41 ANOS!









Augusto Ferreira
2ºSargº.Melec./Inst./Av.
COIMBRA



3º ENCONTRO DA 3ª/69

Caros companheiros e amigos, realizou-se no passado dia 6/11/2010, mais um encontro desta incorporação da nossa FAP em Rio Maior. Teve como base os Melec/Av desse ano, mas todos os que apareceram das mais diversas especialidades, voltaram no final do dia para casa, com o registo de mais um dia bem passado .O organizador deste ano foi o Eurico Frazão, filho da terra e conhecedor da sua geografia, quis proporcionar-nos um dia bem passado pela sua região, e consegui-o.
O encontro estava previsto junto ás Salinas de Rio Maior, por volta das 11h da manhã o que aconteceu.



Notou-se desde logo a ausência do nosso Victor Barata, que pertence também a esta incorporação e que prima por estar sempre presente connosco nestes encontros. Desta vez por razões de força maior, relativas ao funcionamento da nossa AEFA e um problema de saúde, que o tem atormentado um pouco, não foi possível estar presente fisicamente, mas esteve sempre connosco. As tuas melhoras Victor, vais para a próxima. Seguiu-se a visita ás Salinas tendo como guia o Eurico, que nos prestou todos as seus sábios conhecimentos sobre o seu funcionamento. De seguida rumámos para o local do almoço, situado num local lindíssimo na aldeia de CHÃOS, algures na Serra dos Candeeiros. Foi um almoço de grande convívio e confraternização.



De repente parece que estávamos outra vez juntos, em qualquer uma das messes das bases por onde passámos, tanto mais que ficámos de um lado e as nossas “Marias” do outro. Os temas nunca mais acabavam, à medida que íamos remexendo nas nossas memórias. Mas o programa tinha que continuar. Estava prevista uma visita à Gruta de Alcobertas e o dia anoitecia mais cedo. Lá seguimos nas nossas viaturas serra acima, em estradas
de calcário moído que pareciam nunca mais ter fim. Valeu-nos o parque eólico instalado na serra, que fomos observando sempre com curiosidade, à medida que íamos avançando. Finalmente os guias que nos acompanhavam deram indicação para pararmos, pois a entrada para a gruta estava próxima e era melhor irmos a pé. O vento soprava forte e frio no cimo da serra, com as nuvens baixas a passarem roçando os nossos corpos e a entrada que era ali, afinal era além e houve quem desistisse da visita e voltasse para trás.

Chegados finalmente à entrada da gruta, começámos a receber os respectivos capacetes de protecção equipados com “led’s”, para podermos entrar e ver lá dentro, pois ela não tem ainda iluminação instalada. A gruta ainda não está explorada comercialmente e talvez por esse facto valeu a pena a visita, por observarmos muitas das sua formas originais, havendo sempre a lamentar a destruição no passado, de algumas partes por pessoas menos sensíveis. Terminada a visita já ao final da tarde, houveram alguns companheiros que tiveram que regressar ás suas casas. Os que se disponibilizaram para prolongarem o convívio, foram recebidos em casa do Eurico Frazão, onde foram obsequiados com um magnífico lanche, ao quentinho das lareiras que entretanto acenderam. Obrigado Eurico a ti e á tua mulher que nos receberam principescamente e que acabaram por reforçar ainda mais, a amizade que nos continua a unir.
Um abraço para todos os Zés Especiais da nossa linha da frente e amigos e simpatizantes deste nosso espaço.

Augusto Ferreira

VB: Foi com grande magoa minha que pela primeira vez não estive junto a vós mas não me foi possível.
Não deixei de ficar feliz por saber que vocês também o estavam, recordando velhas histórias que remontam à 41 anos…que saudade.
Espero no próximo ano não faltar
.