terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

VOO 2141 A CARTA DO NETO AO AVÔ QUE FOI OPERADO A UMA VISTA.




Victor Sotero
Sargº.Môr EABT
Damaia


Olá, avô.
Espero que esta minha carta te vá encontrar mais alegre e mais contente junto da avó, do tio e da vóvó, assim como restante família.
Eu fico bem.
Fiquei muito contente por saber que a tua operação ao olho foi feita e ficaste bem.
Avô, ainda sofreste um bom bocado, não sofreste?
Olha, avô. Agora já passou e o principal é continuares a ver bem como antigamente, não é?
Avô. Eu era para te telefonar, mas sabes?
O meu telemóvel, foi-se!...
Estava a brincar com os meus amigos da escola ao jogo da "barra o lenço", caí e partiu-se logo todo.
Não conheces este jogo, avô?
Olha, é assim:
Entre a malta, arranjam-se duas equipas e cada equipa, em segredo, dá um número a cada jogador. Escolhe-se quem é o 1, o 2, o 3 o 4 e o 5.
Podem ser mais jogadores, mas por acaso nós costumamos brincar com cinco de cada lado.
No terreno onde se joga, marcamos uma "linha da frente" em cada equipa para não a ultrapassarmos.
A meio do terreno fica o "Comandante" ou árbitro que vai chamando pelos números.
Nós corremos para o lenço e normalmente atiramos logo com ele para o chão. Um e outro vamos tentando levar o lenço para o campo do
adversário até passar a "linha da frente". Se conseguir, sem ser apanhado, vale dois pontos. Se o levar para o meu campo, vale só um ponto.
Não podemos ser tocados pelo outro jogador, senão, perdemos um ponto e o lenço vai outra vez para o "comandante" que volta logo a chamar
por outro número.
Às vezes o "Comandante" manda "fogo" e todos correm para o lenço. É sempre uma gritaria que nem calculas!
Olha, foi por causa desta jogada que parti o telemóvel.
Sabes? O J. Mendes pisou-me e eu caí tendo logo saltado o telemóvel do meu bolso. Partiu-se todo.
O meu pai já me disse que se eu tivesse boas notas agora na Páscoa, comprava-me outro. Olha, eu tenho boas notas de certeza que o vou ter.
Avô. Agora vou dizer-te quem é que costuma jogar este jogo quase todos os dias.
De um lado ficam quase sempre o J. TEIXEIRA, o A. LOUREIRO, o M. PESSOA, o J. MENDES e o A. FERREIRA.
Na minha equipa é o A. DIMAS, o DÂMASO, o J. C. SILVA, o F. C. BRANCO e eu.
O "Comandante" ou árbitro é o F. MOUTINHO. Nós gostamos muito dele. Acho que é o colega mais alto da minha turma.
Olha, avô. Também já tenho um frasco dos grandes do Nescafé quase cheio de berlindes.
Tenho um abafador muito "especial". Sabes qual é?
É o meu sapato do pé direito. Sabes, ele tem a sola rota. Quando um berlinde fica a jeito, piso o berlinde e encolho o pé. O berlinde fica entalado
entre a sola e o pé. Ganda pinta, avô!...
No outro dia o MARCELINO desconfiou que eu lhe tinha roubado o berlinde, mas não tinha provas. Sabes? ninguém sabe deste truque.
Avô, e com isto vou terminar.
Desejo que tudo te corra bem.
Recebe muitas saudades do teu neto.
Sotero

Obs.: -Avô. Esqueci-me de dizer que o jogo acaba quando uma equipa faz 20 pontos.
Desculpa também qualquer erro que possa ter escrito. É que não estou muito habituado a escrever cartas. Desculpa, sim?

VB: Apesar da disposição não ser muito, pois continuo a utilizar apenas a luz do lado esquerdo, a gargalhada foi uma constante na leitura desta “voo”.

A tua capacidade humorística é invejável!
Certamente que os teus colegas destas brincadeiras quando lerem isto não iram ficar calados?!
E o arbitro do jogo, o que irá dizer?
Vamos esperar.