terça-feira, 15 de março de 2011

Voo 2204 ESCLARECIMENTO E DIREITO DE RESPOSTA


Jorge Mendes
2ºsargº.Mil.EABT
Coimbra


Caro Comandante, restante Comando e toda a Linha da Frente
Em relação ao meu voo nr 2161 a nossa Base foi contactada pelo Alferes Miliciano Ronald Neves , que à data do acidente prestava serviço no A B 3 – Negage.
Após solicitação do nosso Comandante entrei em contacto com o Alferes Ronald , ao qual lhe dei o meu endereço electrónico.
Fruto destes contactos foram recebidos os mails que com a devida autorização de quem os enviou, solícito sejam publicados.
No entanto, embora o que escreveu o nosso companheiro Ronald, seja significativamente diferente do publicado no meu voo, informo que o que descrevi é o que consta no relatório da comissão de inquérito ao acidente. Este inquérito está assinado pelo então Comandante do AB 3 , Tenente-Coronel Belo e pelo Capitão Piloto Aviador Geada.
Como digo no voo, não faço qualquer comentário, antes transmito factos do qual tenho elementos oficiais que me chegaram.
Neste caso concreto, apenas não publiquei uma anotação do Comandante da BA7-S.Jacinto, por não ser positiva em alguns aspectos. Em relação ao piloto que havia acabado o curso de pilotagem e neste caso não achei relevante para a descrição dos factos do acidente.
Mais uma vez, não farei qualquer comentário.
Onde está a verdade dos factos?
Obviamente cada um terá a sua verdade. A do nosso companheiro Ronald ou a do inquérito oficial da FAP?

Saudações Aeronáuticas.

Jorge Mendes

2ºSarg.MilºEABT

1º mail do Alferes Piloto Ronald Neves


Boa tarde.
Servi como Alf.Mil.Pil.Av. no Negage de 1967 a 1969.
Chegou-me ás mãos recentemente, o relatório do acidente do dia 20 de Dezembro de 1968.Por ter inverdades e afirmações injuriosas sobre o Alf.Mil.Pil.Av. Salgueiro Lopes, gostaria de ter o contacto do 2º Sargº Mil.EABT Jorge Mendes, que foi quem publicou no vosso blogue o referido relatório.
Bem sei que não é ele o autor mas pretendo corrigir o que lá vem dito. Apesar de se terem passado quase 43 anos não posso deixar de o fazer.
Aguardo a informação pedida.
Obrigado.
Cumprimentos.
Ronald Neves.

2º mail do Alferes Piloto Ronald Neves

Caro Jorge Mendes.
43 anos mais tarde tive acesso ao relatório do acidente que vitimou os meus camaradas, amigos e colegas de curso, Salgueiro Lopes , Lamy e o MMA Massa..Eu era o 4º elemento da formação que, nessa manhã iria fazer o bombardeamento. Não fui no fatídico voo porque estava ensonado e optei por ficar a dormitar na Esquadra Operacional.
Sorte minha!
Este relatório contem falsidades e afirmações injuriosas sobre o primeiro. Começo pelas ordens e directivas do Comandante de Esquadra sobre o não planeamento de missões "fora da rotina".Não as havia. Foram inventadas "à posteriori" para proteger os superiores.
O Salgueiro Lopes era o meu melhor amigo e companheiro de quarto. Eu saberia se lhe tivessem sido dadas as referidas ordens.
Havia no Negage, nessa data dois tenentes do quadro que tinham chegado ao AB3 pouco tempo antes. Passados 43 anos não posso jurar, mas tenho a certeza quase absoluta que estava lá um deles no dia 20 de Dezembro de 1968.Por esta razão nunca o Comandante de Esquadra nomearia um ALF para exercer as funções de Oficial de OPS substituto.
Quando foi pedida autorização ao Comandante da Base, nada foi escondido porque nada havia para esconder. Como é que um relatório médico, DEPOIS do acidente pode afirmar que o Salgueiro Lopes era imaturo? No seu processo, a que tivemos acesso, não constava. Era o 1º do curso e um excelente piloto. Imaturo? Antes pelo contrário! Tinha os pés bem assentes na terra e deu sempre provas de ser de grande valor.
Por último a sugestão que deveria haver mais Oficiais do Quadro e mais SGTs pilotos. Toda a gente tem de obter experiência nalgum sítio. Quantos deles chegaram ao Ultramar "verdes"? Os dois tenentes que mencionei acima foram para o AB3 com menos horas de voo e experiência que qualquer um de nós 4 Alferes Pilotos.
O culpado pelo acidente foi o Alf.Salgueiro Lopes, sem dúvida, mas não pelas razões acima apontadas. Foi por espírito de missão e vontade de querer cumprir o seu dever como oficial da Força Aérea Portuguesa.
Não sei como obteve o relatório. Agradeço, no entanto, que divulgue este meu mail por quem achar de direito. É os mínimos que podemos fazer pela memória dos nossos camaradas.
Um abraço.
Cumprimentos.
Ronald Neves.

Voos de Ligação:

Voo 2161 Acidente do Dornier DO 27 nº3435 - Jorge Mendes

VB: Pautamos sempre para que as dúvidas sejam esclarecidas.
Na realidade, mais uma vez este lema foi posto em prática.