segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Voo 2585 AS MINHAS DÚVIDAS.




Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria




Tal como os nossos colegas Moutinho, também eu elogio os diversos Voos do meu amigo, Jorge Mendes.
O seu interesse pelo F86F,será semelhante ao meu, mas com a vantagem de ter acesso a alguns dados que eu não tenho!
O relato feito no Voo 2576, refere-se por certo aos registos. Mas duas situações reparei que no meu entender não estarão correctas.

Assim, quando se diz que... ( passo a transcrever)... os F-86 foram ficando, mas apenas entraram em operações de combate no verão de 1963, quando a parte Sul da colónia teve que ser evacuada, devido a intensa actividade da guerrilha.
Para mim, entraram em operações muito antes, porque já em princípios de Novembro de 1962,quando eu lá estava, os aviões saíam variadas vezes, atendendo os pedidos de alerta, devidamente municiados e alguns voos com 2 bombas napalm cada avião. Claro que a situação foi piorando e em princípio de Dezembro de 1962,mais concretamente a partir do dia 08,que era na altura dia da mãe,os alertas passaram a ser diários, de 03 e de 15 minutos, até eu regressar já em 1963. O segundo caso é a afirmação... (passo a transcrever)... A última missão operacional, aconteceu a 20 de Outubro de 1964 e foi protagonizada pelo Major Barbeitos de Sousa.
Deve haver engano quanto ao posto deste grande comandante, Barbeitos de Sousa, um senhor que sempre nos mereceu o maior respeito, como comandante e como grande ser humano.
Em 1962 quando ele tomou posse como comandante da B.A.5,substituindo o Cor. Rui Vaz de Oliveira (1960-1962), (meu 1º comandante na B.A.5), já era Tenente Coronel!

Como sempre, um grande abraço

Marcelino

Voos de Ligação:

Voo 1600 A minha viagem de Monte Real para a Beira,Moçambique - Jorge Mendes
Voo 1606 Descanse em paz,meu General - Costa Ramos
Voo 1607 O Capitão Conduto - Fernando Moutinho
Voo 1609 Quanto é bom recordar os grandes homens - Fabricio Marcelino
Voo 1646 Os Comandantes da BA 5 – Jorge Mendes.

VB: Caro Fabricio, quanto ao inicio da actividade do F-86 em combate na Guiné, acredito que possa haver outro tipo de opinião que não seja a tua, embora considere esta com muita fidelidade na medida em que foste dos que iniciaste a era desta aeronave naquela província.
Como sabes, segundo as “regras” da Nato,o F 86 não podia participar na guerrilha que se desencadeava na província da Guiné, acabando por serem retirados dai poder haver diversas opiniões em relação à referida questão.
Assim poderei concluir que haja algumas diferentes opiniões em relação ao assunto.
O mesmo já não direi da patente do Gen. Pilav. Barbeitos de Sousa em Outubro de 1964. Efectivamente, e tal como o Jorge nos descreve no seu voo 1646,o Comandante da Base Aérea nº 5 no período de 01.11.1962 a 1963,foi o Ten.Cor.Pilav. Barbeitos de Sousa