OS
AVIÕES EM QUE VOEI
Legenda:Chipmunk Suíço com as cores da Força Aérea Portuguesa
|
Modelo voado
De Havilland DHC-1 Chipmunk Mk.20
Voos relevantes que fiz
14 de Mai 1962: Voo no avião e na Força Aérea Portuguesa, na BA 7, Base Aérea de S. Jacinto, Aveiro. Matrícula do avião: 1330.
14 de Jun 1962: em voo solo, na BA 7 com 07h54m de voo. Matrícula do avião: 1332.
17 de Jan 1967: voo neste avião, na BA 5, Base Aérea de Monte Real, Leiria. Matrícula do avião: 1357.
Legenda:Desenho esquemático de um Chipmunk
Características
e história
O CHIPMUNK MK20 é um avião bilugar em
tandem (o aluno à frente e o instrutor atrás) metálico, com trem fixo e travões
hidráulicos de disco, dotados de duplo comando. Foi utilizado pela FAP para
instrução elementar de pilotagem podendo, pelas suas características de voo
fazer toda a acrobacia e, em boas condições meteorológicas, voo nocturno e por
instrumentos.
Foi também o principal avião de treino da força aérea Britânica e várias outras forças aéreas, durante muitos dos anos pós-guerra.
Desenhado para suceder ao de Havilland Tiger Moth , o Chipmunk voou pela primeira vez em Downsview, Toronto a 22 de Maio de 1946. Embora o design tenha sido desenvolvido pela de Havilland Aircraft of Canada Ltd; o principal designer foi um polaco, Wsiewolod Jakimiuk. O protótipo tinha um motor de 108 kW (145 hp) de Havilland Gipsy Major 1C.Entrou ao serviço na Força Aérea Portuguesa em 1951, com 76 unidades.
Em 1952, as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico obtiveram licença dos construtores para a montagem deste avião em Portugal. Foram construídas 66 unidades.
Foi utilizado na instrução de pilotagem básica.
Das cerca de 30 unidades que a Força Aérea dispunha e devido ao seu efectivo, foram seleccionadas 7 unidades que, com vista à execução de missões de reboque de planadores da AFA, foram submetidas a várias modificações.
As modificações introduzidas constam de remotorização mais potente (145 HP para 180 HP); novo bloco de travões; novo rádio; transponder; derivas anti-vrille
e pintura original da instrução na Força Aérea, com inscrição e emblema da Academia da Força Aérea.
Foi também o principal avião de treino da força aérea Britânica e várias outras forças aéreas, durante muitos dos anos pós-guerra.
Desenhado para suceder ao de Havilland Tiger Moth , o Chipmunk voou pela primeira vez em Downsview, Toronto a 22 de Maio de 1946. Embora o design tenha sido desenvolvido pela de Havilland Aircraft of Canada Ltd; o principal designer foi um polaco, Wsiewolod Jakimiuk. O protótipo tinha um motor de 108 kW (145 hp) de Havilland Gipsy Major 1C.Entrou ao serviço na Força Aérea Portuguesa em 1951, com 76 unidades.
Em 1952, as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico obtiveram licença dos construtores para a montagem deste avião em Portugal. Foram construídas 66 unidades.
Foi utilizado na instrução de pilotagem básica.
Das cerca de 30 unidades que a Força Aérea dispunha e devido ao seu efectivo, foram seleccionadas 7 unidades que, com vista à execução de missões de reboque de planadores da AFA, foram submetidas a várias modificações.
As modificações introduzidas constam de remotorização mais potente (145 HP para 180 HP); novo bloco de travões; novo rádio; transponder; derivas anti-vrille
e pintura original da instrução na Força Aérea, com inscrição e emblema da Academia da Força Aérea.
Legenda:Vários Chipmunks
Legenda:Chipmunk da
Academia da Força Aérea
|
Especificações:
Fabricante:
De Havilland
of Canadá /Canadá
Missão:
Instrução
Tripulação:
2
Dimensões
Comprimento:
7,75 m
Envergadura
10,46 m
Altura
2,13 m
Área (asas)
15,87 m²
Peso
Peso
total
647 kg
Peso bruto máximo
990 kg
Propulsão
Motor
De Havilland
Gipsy Major de 4 cilindros em linha, invertido, arrefecidos a ar
Potência
145 HP,
actualmente 180 HP, Chipmunk MK 20 (modif.)
Performance
Velocidade máxima 287 Km/h
Velocidade cruzeiro 204 Km/h
initial
climb rate 800 ft (244 m)per minute;
Alcance máximo
445 Km
Autonomia máxima 2,3 h
Tecto máximo
4.820
m
Peso vazio
647 Kg
Peso máx. à
descolagem 990 Kg
Pormenor
Fontes consultadas:
Pág oficial da Força Aérea Portuguesa - sobre o Chipmunk
Vídeos:
Descolagem:
Acrobacia:
Vista
geral:
Origem do
Voo:
Rio dos Bons Sinais
Rio dos Bons Sinais