quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Voo 2717 OS AVIÕES EM QUE VOEI.




Gabriel Cavaleiro
1ºsargº.Pil.Av.
Olhão





OS AVIÕES EM QUE VOEI




Legenda:Chipmunk Suíço com as cores da Força Aérea Portuguesa

Modelo voado
De Havilland DHC-1 Chipmunk Mk.20
Voos relevantes que fiz
14 de Mai 1962: Voo no avião e na Força Aérea Portuguesa, na BA 7, Base Aérea de S. Jacinto, Aveiro. Matrícula do avião: 1330.
14 de Jun 1962: em voo solo, na BA 7 com 07h54m de voo. Matrícula do avião: 1332.
17 de Jan 1967: voo neste avião, na BA 5, Base Aérea de Monte Real, Leiria. Matrícula do avião: 1357.


Legenda:Desenho esquemático de um Chipmunk

Características e história
O CHIPMUNK MK20 é um avião bilugar em tandem (o aluno à frente e o instrutor atrás) metálico, com trem fixo e travões hidráulicos de disco, dotados de duplo comando. Foi utilizado pela FAP para instrução elementar de pilotagem podendo, pelas suas características de voo fazer toda a acrobacia e, em boas condições meteorológicas, voo nocturno e por instrumentos.
Foi também o principal avião de treino da força aérea Britânica e várias outras forças aéreas, durante muitos dos anos pós-guerra.
Desenhado para suceder ao de Havilland Tiger Moth , o Chipmunk voou pela primeira vez em Downsview, Toronto a 22 de Maio de 1946. Embora o design tenha sido desenvolvido pela de Havilland Aircraft of Canada Ltd; o principal designer foi um polaco, Wsiewolod Jakimiuk. O protótipo tinha um motor de 108 kW (145 hp) de Havilland Gipsy Major 1C.Entrou ao serviço na Força Aérea Portuguesa em 1951, com 76 unidades.
Em 1952, as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico obtiveram licença dos construtores para a montagem deste avião em Portugal. Foram construídas 66 unidades.
Foi utilizado na instrução de pilotagem básica.
Das cerca de 30 unidades que a Força Aérea dispunha e devido ao seu efectivo, foram seleccionadas 7 unidades que, com vista à execução de missões de reboque de planadores da AFA, foram submetidas a várias modificações.
As modificações introduzidas constam de remotorização mais potente (145 HP para 180 HP); novo bloco de travões; novo rádio; transponder; derivas anti-vrille
e pintura original da instrução na Força Aérea, com inscrição e emblema da Academia da Força Aérea.



Legenda:Vários Chipmunks



Legenda:Chipmunk da Academia da Força Aérea

Especificações:
Fabricante:                De Havilland of Canadá /Canadá
Missão:                      Instrução
Tripulação:                2

Dimensões
Comprimento:             7,75 m
Envergadura              10,46 m
Altura                        2,13 m
Área (asas)               15,87 m²

Peso
Peso total                   647 kg
Peso bruto máximo       990 kg

Propulsão
Motor                          De Havilland Gipsy Major de 4 cilindros em linha, invertido, arrefecidos a ar
Potência                     145 HP, actualmente 180 HP, Chipmunk MK 20 (modif.)

Performance
Velocidade máxima     287 Km/h
Velocidade cruzeiro     204 Km/h
initial climb rate         800 ft (244 m)per minute;
Alcance máximo         445 Km
Autonomia máxima      2,3 h
Tecto máximo           4.820 m
Peso vazio                 647 Kg
Peso máx. à descolagem      990 Kg


Pormenor


Vídeos:

Descolagem:

Acrobacia:
Vista geral:

Origem do Voo:
Rio dos Bons Sinais