quinta-feira, 11 de junho de 2009

VOO 1037 A JIBÓIA ATROPELADA.





Américo Dimas
Esp.MARME Guiné
Angola

Caro Victor

Desta vez venho até à “linha da frente” não para assumir a defesa de alguém, mas apenas com o intuito de responder ao teu convite, dando a minha contribuição na clarificação do tema da mensagem nº 1032, sobre a Jibóia (Boa constrictor) atropelada na estrada que liga Bissau à BA12 - Bissalanca, da autoria do nosso companheiro de blog, Miguel Pessoa, posteriormente “contestada” na mensagem nº 1035, da autoria do José Ribeiro.
Em jeito puramente de brincadeira e de boa disposição, direi ao nosso ex-camarada , que: - se não as viste, é porque elas “voavam” muito “rasteirinho”...
Efectivamente, a acreditar no texto da “Wikipédia” sobre este réptil, parece não haver Jiboias em África, mas apenas no continente americano, principalmente na América do Sul e Central.
Quanto a cobras, nas mais variadas espécies, na África em geral, certamente ninguém tem dúvidas que são “bué”...




Legenda: Esta foto foi feita na Guiné.
Foto:Paulo Raposo do Blog Luis Graça


Recordo até que o nosso “fotógrafo” de então, chegou a vender fotos onde se via uma enorme cobra com um animal no seu interior.
"En África bu tem ku tem udju na pé" (Em África, tens de ter olhos nos pés), reza um provérbio crioulo. Não apenas pelo perigo das minas terrestres, mas também pelo perigo das cobras.
Esta frase confirma assim (e desde há milhares de anos), a presença desses répteis em África.
Presumo que, quando o Miguel Pessoa pretendia referir-se ao “malogrado” réptil; cobra ou serpente, a tivesse “baptizado” de Jibóia não tanto pelo conhecimento científico, mas apenas devido ao seu razoável tamanho.
Lembro-me que antigamente muitos de nós, também quando nos referíamos a cobras grandes, por vezes as designávamos de “Jiboias”...
Actualmente com os meios de informação que dispomos, já nos permite ser mais “precisos” quanto às identificações de animais, objectos, etc.

Américo Silva
MARME – 1969-74

JC: Américo, creio que o teu texto vem exactamente colocar este tema no seu sítio e na dimensão correcta.
O facto é que Jibóias, Pitons, Víboras, Surucucus, Anacondas, Cobras ou Serpentes, como diz o velho ditado “venha o diabo e escolha”. Com todo o gosto, deixo a correcta terminologia para os especialistas dessa área de estudo, que não os Especialistas dos nossos, da FAP. Até porque como tu muito bem dizes e utilizando o humor, estes répteis voam muito “rasteirinho” e, acrescento eu no mesmo tom, nós não estamos habituados a essas “modernices”.
Saudações Especiais,

Voos Partilhados:
1032 ENCONTROS IMPREVISTOS Miguel Pessoa
1035 AS JIBÓIAS NA GUINÉ – José Ribeiro