sábado, 15 de maio de 2010

VOO 1707 DOUGLAS C-54 (SKYMASTER)



José Bento
Melec, BA12
Philadelphia U.S.A.



Boa tarde meu Comandante e amigos especialistas
Gostaria de acrescentar alguma informação respeitante ao Douglas C-54 Skymaster,questionada pelo nosso amigo Manuel Santos no voo 1690. O camarada Américo Dimas do voo 1701, já respondeu ao assunto em questão, no entanto, como fiz algumas pesquisas no google acerca desta matéria, desejava tambem compartilhar convosco.
Quero antes de mais pedir desculpa por estar um pouco atrasado, mas como aindo não sou reformado, por vezes o tempo é um pouco limitado.
Os quatro voos que fiz entre Lisboa e Bissalanca, foram todos no famoso Skymaster com os tais bancos de lona laterais. O google tem uma vasta informação acerca de esta aeronave que demora largas horas a consultar.
Legenda: Douglas C-54 Skymaster
Foto: Enviada por José Bento

Pois o tal Skymaster tem uma história riquíssima. Foi o primeiro avião de transporte de 4 motores a entrar ao servico da Forca Aérea Americana, que adquiriu 1164 unidades entre 1942 e 1947.
Este avião fez história quando se tornou o primeiro avião oficial de transporte do presidente Americano, denominado (air force one), era conhecido como (a vaca sagrada).
Esta aeronave foi utilizada durante a 2ª Guerra mundial para transporte de feridos da Europa para os Estados Unidos. Segundo a legenda da foto, o voo demorava normalmente 24hrs, incluindo uma escala para mudar de Tripulação, reabastecimento e alimentar os feridos. Como os tempos mudaram!!

Legenda: Transporte de feridos no C-54 Skymaster
Foto: Enviada por José Bento
Achei interessante durante a pesquisa que fiz ao site do Skymaster, ao ver publicada uma foto dum envelope cujo selo nos Estados Unidos tinha o símbolo desta aeronave, a frisar que o preco dos selos tinha baixado de 8 para 5 centimos de 1946-48. Ate aí nada de anormal, só que ao reparar no destinatário do envelope, verifico que esta dita carta, era destinada a uma senhora portuguesa residente em Lisboa. Isto passou-se em 1948 de acordo com a data do carimbo do correio. Espero que a foto fique legível depois de atravessar o atlântico.

Legenda: Envelope de correio aéreo cujo selo tem a imagem do C-54 Skymaster

Foto: Enviada por José Bento

É tudo por hoje, um abraco para toda a família especialista, até à próxima aterragem.

José Bento
Voos de Ligação:
VOO 1690 O DOUGLAS DC-6.