sábado, 15 de maio de 2010

VOO 1708 ASSUNTO VOO 1692


Jorge Narciso
Esp.MMA
Lisboa


Olá Vitores (Barata e Sotero)


Após alguns dias sem vir ao blogue deparo com o voo 1692, do meu contemporâneo de incorporação e agora praticamente vizinho (Damaia / Mem Martins) Sotero editou uma lista de pessoal associando a cada um determinado filme,
E encimava tal lista:
O Equilibrista - Jorge Narciso.
Não tendo, nem à primeira nem às seguintes vistas, conseguido estabelecer a relação, resolvi recorrer à Net para encontrar pistas:
- Definição de Equilibrista.
Aquele que consegue equilibrar-se em situação difícil; artista que anda sobre um arame ou uma corda suspensos a grande altura.
- Do Filme
O Equilibrista (em inglês Man on Wire) é o filme vencedor do BAFTA de 2008 na categoria documentário. O filme foi dirigido por James Marsh e conta a história de Philippe Petit em sua travessia através de um cabo de aço suspenso entre as torres do World Trade Center em Nova Iorque, em 1974. Ele é baseado no livro de Petit, To Reach the Clouds, que acabou sendo relançado sob o título de Man on Wire
E o mistério adensou-se:
Artista (pelo menos desse tipo) nunca fui, em cima de cordas nem as da roupa, Nova Iorque não conheço e aliás nem sequer sabia da existencia de tal filme.
Só depois de muita unha roida, cabelos arrancados, murros na parede e sei lá mais o quê, acabou por se fazer luz:
Afinal o homem além de veia poetica e boa disposição tem tambem artes de adivinhação: Não sei como, deve conhecer uma foto (que anexo) tirada na BA12, onde eu - com dentes - mas sem capacete, nem fato especial ou outro qualquer meio de protecção me encontro pensdurado a 30 ou 40 metros, efectuando os testes ao 1º guincho montado nos helis SEM PERDER O EQUILIBRIO.
Legenda: O Jorge Narciso (pendurado) a fazer teste de guincho no Aloutte III
Foto: Jorge Narciso (direitos reservados)
Já agora e não de somenos importancia talvez também porque (na tal vei poética) Equlibrista rima com Especialista.
Agradecia que o Sotero, a quem desde já envio um abraço, confirmasse ou não esta teoria e já agora aproveito para o associar tamb+em a um filme;
Vitor Sotero --- O Desaparecido (por acaso estava em Paço de Arcos) Heheheh.
Finalmente, não fossem estes laivos de humor e como aguentariamos as caneladas que dia a dia nos vão impost(ando).
Uma nota à margem;
Após "desenterrar" esta foto do meu arquivo, contactei o Jorge Felix, que julgo ter sido o piloto destes testes e através dos registos da sua caderneta (é do nª do heli) estes testes parece terem ocorrido em 5 e 6 de Outubro de 69.
Um abraço a todos
Jorge Narciso

Voos de Ligação:
JC: Realmente é de artista..., de equilibrista..., digo de Especialista.