sábado, 16 de janeiro de 2010

VOO 1416 BISSAU AIR SHOW"




Manuel Lema Santos
1ºTen.Reserva Naval Guiné
Belas



"Bissau Air Show"


Meu Caro Victor Barata, Deixa-me agradecer-te de forma muito especial, ainda que apenas por palavras, o teu gesto de inestimável amizade ao enviares-me um DVD com uma cópia do filme que o Jorge Félix tão bem "armadilhou". Claro que "espiolhei". Está retirado o trecho final do autor, Sr Pierre Fargeas, "Bissau Air Show - 1969/1974", que ilustra um trabalho conjunto de uma corveta da Marinha de Guerra com um helicóptero da FAP, utilizando a plataforma porta-helicópteros do navio. Pontos interessantes a fixar:


– As imagens são de 1971 e não são filmadas. Apenas no período que decorreu de 18 de Março a 3 Maio desse ano, a corveta "Jacinto Cândido" - F 476 esteve na Guiné. Numa das imagens a
cores figura numa bela perspectiva de "vista de pássaro" com dois botes por perto.
– Participou em vários exercícios e o Brigadeiro António de Spínola, durante o tempo de permanência do navio ali, quis avaliar a capacidade efectiva daquela unidade naval se poder mostrar eficaz na luta contra os badalados "Migs" soviéticos estacionados na Guiné Conakry. Fantasias, mas sempre era melhor que tentar com G3...


– Comandava a corveta o então CTEN Victor Manuel Trigueiros Crespo, visível junto de uma das 2 peças "Bofors" anti-aéreas, em reparo binado, equipadas com alças giroscópicas. A seu lado está o CMG Alberto Magro Lopes, nessa altura já Comandante da Defesa Marítima da Guiné, tendo sido promovido ao posto de Comodoro por essa altura.


– Noutra das fotos a cores, está estacionado na plataforma porta-helicópteros da corveta um Alouette III suponho, mas aqui, se não forem os Especialistas da BA 12 a confirmar e informarem quem são os oficiais presentes, então nada é possível por parte aqui deste marinheiro.
O piloto parece ser Capitão e ter um Tenente junto dele mas...




– Há diversas fotos da guarnição, bem como da tripulação e evolução do Alouette mas reconhecimentos já não são fáceis.
A corveta largou de Bissau a 3 de Maio, rumo a Luanda. Deixo-te aqui a proposta de publicarmos os dois em conjunto depois de acrescentados os valiosos esclarecimentos dos Especialistas da BA 12.
Forte abraço,Manuel Lema Santos
VB.Boa Noite Manuel.
Mais uma vez a tua invejável memória nos faz recuar no tempo para recordar-mos momentos e locais que são parte integrante da história da nossa vida.O Cap.Pilav.que se encontra aos comandos do Helli,se a minha memória me não atraiçoa,é o Zuquete,o outro Piloto não consigo reconhecer,não se vê o rosto,o mecânico que se encontra atrás do Cap.Pilav.Zuquete é o Pestana (MMA).