Augusto Ferreira
2º Sargº Melec/Av
Coimbra
Tempos de Alunos
Caros amigos, na sequência das intervenções dos nossos companheiros Arlindo Piriscas, Sotero Cavaleiro e Guiomar Silva a quem dou as “Boas vindas”, sobre os voos Nºs 1487,1490 e 1491 em que falam das Dispensas de Recolher e da EMEL de Paço de Arcos, resolvi também intervir, uma vez que também passei por esses locais e me veio à memória, algumas histórias daqueles tempos de 1970/71.
Sobre a foto que o Sotero nos enviou, do muro da EMEL que dava para a marginal que ia para Cascais, lembro-me que foi muitas vezes porta de entrada para a Escola, quando por lá aparecíamos a altas horas, quase sempre com a ajuda do nosso companheiro, que aí estava de reforço. Por vezes içados agarrados à G3, pois existia aí um posto de sentinela com uma guarita cilíndrica em chapa de ferro.
Se bem me lembro, o último comboio que saía do Cais do Sodré e que passava por Paço de Arcos era à 1h da manhã, como a malta se despistava nas horas em Lisboa, depois tínhamos que vir á boleia para EMEL. É evidente que depois aparecia de tudo para nos dar boleia, imaginem.
Recordo-me do posto de sentinela, que ficava nos radares e que dava para o J. Pimenta. Por vezes durante as nossas duas horas de permanência, altas horas da noite passeavam-se por ali ratazanas, que mais pareciam gatos, mesmo assim quando o sono apertava e nós adormecíamos em pé dentro da guarita, quando batíamos com a cabeça na dita, o eko que se produzia no seu interior, acordava-nos de vez até ao final do turno. Lembro-me que na altura à noite, forneciam bagaço ao pessoal que estava de reforço. Como é que não havíamos de adormecer? Enfim sem comentários.
Desses anos envio o meu cartão de dispensa de Recolher, quando estava no Curso de Sargentos Milicianos, ( não sei se era o segundo se o terceiro ).
Outra foto de 1970 ainda como soldado aluno, no Curso de Cabos junto a um radar.
A última segue, pela referência que o Arlindo Piriscas fez, ao conhecidíssimo Sargento Bergano.
Recordam-se dele?
Lembram-se de ele mudar o auscultador de mão, sempre que o Tomás lhe telefonava lá para o Serviço de Pessoal, para ele lhe poder bater a pala?
Por hoje fico-me por aqui, pois pelas horas que são, já vou ter que saltar o muro.
Um grande abraço para a cabine de pilotagem e para todos os Zés Especiais e amigos desta nossa Linha da Frente.
Até breve
Augusto Ferreira
Voos de Ligação:
Voo 1487 O Papel mais desejado na Ota - Arlindo Pereira
Voo 1490 Apresenta-se o Sol./Aluno 1020/66,que veio de Paço de Arcos - Sotero Cavaleiro
Voo 1491 Mais uma de Paço de Arcos - Guiomar Silva
VB:Caro companheiro Augusto,é sempre com alguma emoção que recordamos estes tempos idos passados numa das nossas Universidades,no caso a da EMEL
Recordo uma história que tu, do malta de 69/70 certamente se recordam do celebre 49.
Este rapaz era um soldado do exército,serviço geral,que passava a vida na escola,raramente ia a casa visto ser de longe e os transportes serem bastante morosos,não havia o alfa,só os todas as estações e polegar da mão esquerda erguido na berma da estrada.Para rentabilizar este embaraço,era o matador de serviços.Numa dessas situações em que estava de serviço à porta de armas,chegou uma viatura e o condutor puxou de um cartão para se identificar.O amigo 49 como não sabia ler respondeu assim:
Vá lá para o caralhinho,isto aqui não há cartões,diga lá quem é e o que quer! Teve azar,coitado,era um oficial superior que vinha encontrar-se com o comandante.Mais uns dias na "pildra",o que para ele já era um habito.Se a memória me não atraiçoa,já na sub-especialização na Ota,vi a saber que se tinha suicidado com a arma de serviço dentro da escola.
Falas no saltar do muro quando vínhamos desenfiados a altas horas da noite,mas havia malta que parava muito junto aos muros...Eu não sei se os Pelis e o Bercas lêem este voo!?...
O Ti Bergano coitado,já lá vai no seu último voo...Era realmente uma figura típica,sempre muito mal ataviado,reparem na foto,no bivaque de que lado tem o distintivo das asas?!