quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Voo 2593 GOSTEI DA TUA DESCRIÇÃO,JORGE.




Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria


Boa tarde Comandante e restante tripulação.

Não é mera retórica quando se diz que foi um privilégio ter sido Especialista da Força Aérea. Basta estar atento aos Voos que quase diariamente aqui são mencionados.
Obrigado Jorge Mendes por continuares a ser meu amigo. Também podes continuar a contar com a minha amizade sincera.
Gostei da tua descrição dos F-86F acidentados e, se me permites, vou dar uma pequena achega.


Assim, o 5312, acidentado na Guiné, era pilotado pelo então Alf.Barbosa. Este voava como asa do saudoso (então Ten.Cor.) general Barbeitos de Sousa. Despistou-se na aterragem, porque iniciou a mesma já a meio da pista e, foi para o capim. Veio fazer os testes médicos à Metrópole e depois foi de novo para a Guiné em Novembro de 1962.Faleceu mais tarde já como capitão, noutro acidente em Alcochete.
O 5342, penso não estar enganado na data, era pilotado pelo então 1º Sarg.Cabral. O piloto ejectou a norte da B.A.5.fora do perímetro da mesma e, nada lhe aconteceu. Os bombeiros saíram de imediato da Base e procuraram-no em vão. Ele pediu boleia a uma camioneta que passou e, veio ter à Base. Vi pessoalmente a ejecção dele, tanto eu como outros colegas da Linha da Frente, ao ouvirmos as sirenes assinalando aterragem de emergência, ao vermos o avião aparecer com velocidade muito reduzida e, do lado oposto à pista de aterragem, íamos morrendo de susto, até vermos a sua ejecção.
Na tua lista falta o 5345 que caiu em Alcochete, em 15 de Fevereiro de 1962.Quando o piloto lançou uma bomba, esta ficou presa e explodiu por baixo da asa. Era piloto deste avião o então Ten.Freire. Ejectou-se e nada lhe aconteceu.
À noite na Base pagou um beberete a toda a gente e, aí sim, aos pulos de alegria fracturou um pé. Creio não estar enganado que no mesmo dia foi pai de um bebé. Creio estar certo em todas estas afirmações, mas se algo não estiver correcto o nosso caro colega e amigo Moutinho fará o favor de confirmar mais estas lembranças do passado.

Um abraço

Marcelino

Voos de Ligação:

Voo 1600 A minha viagem de Monte Real para a Beira,Moçambique - Jorge Mendes
Voo 1606 Descanse em paz,meu General - Costa Ramos
Voo 1607 O Capitão Conduto - Fernando Moutinho
Voo 1609 Quanto é bom recordar os grandes homens - Fabricio Marcelino
Voo 1646 Os Comandantes da BA 5 – Jorge Mendes.
Voo 2585 As minhas dúvidas - Fabrício Marcelino