sábado, 6 de fevereiro de 2010

VOO 1464 AS ESPECIALIDADES NA NOSSA FAP - III



João Carlos Silva
MMA 2ª/79, BA6
Sobreda







Companheiros,
Hoje publico a 3ª e última parte da informação referente às actuais especialidades existentes na nossa FAP.Sempre dá para recordar um pouco e comparar com o que era no tempo de cada um de nós, mas, quem sabe, talvez algum(a) jovem faça escala nesta base e lhe desperte o interesse por esta causa.

Especialidades Actuais - 3
Área de APOIO

OPINF - Operador de Informática

Efectuar a instalação, configuração, manutenção e operação de equipamentos no âmbito das Tecnologias e Sistemas de Informação. Prestar apoio ao utilizador e colaborar no restabelecimento das condições de operação dos sistemas de informação, dos servidores, do software relacionado com a operação do sistema, do hardware, dos periféricos associados e da conectividade com a rede.

OPSAS - Operador de Sistemas de Assistência e Socorros Auxiliar na protecção de pessoas, meios aéreos, armamento, instalações e do meio ambiente do fogo e outros sinistros. Assegurar a prevenção e combate a incêndios, salvamento e resposta a acidentes com pessoas, aeronaves, outros veículos ou matérias perigosas, integrando equipas de resposta imediata. Efectuar a manuten&ção e garantir a prontidão do material e equipamento distribuído, incluindo o de salvamento e combate a incêndios.

ABST - Abastecimento



Executar procedimentos de aquisição, recepção, aumento à carga, armazenagem, movimentação, distribuição, embalagem, expedição e controlo de material. Identificar, avaliar o estado e classificar material aeronáutico e de outro tipo. Manter actualizados os respectivos registos de existência. Proceder à inventariação e elaborar propostas de abate de material.

CMI - Construção e Manutenção de Infra-estruturas


Construir e reparar pistas, caminhos de circulação, estradas e parqueamentos. Intervir na construção e manutenção de edifícios, paióis, hangares e outras instalações. Proceder à recolha e análise de solos e outros materiais. Garantir a manutenção preventiva de diferentes tipos de equipamentos industriais pesados como aqueles destinados à movimentação de terras e outros materiais. Efectuar diversas operações com materiais e solos.

SS - Serviço de Saúde

Prestar cuidados de saúde e colaborar na sua promoção e na prevenção da doença. Integrar operações conjuntas e/ou combinadas, procedendo ao apoio sanitário da força, integrando equipas de saúde. Executar funções de apoio e secretariado. Assistir a equipa de saúde na triagem, enfermarias, gabinetes de consultas e salas de tratamento. Apoiar tecnicamente consultas de diferentes especialidades. Executar acções e técnicas decididas pela equipa de saúde, no âmbito de diversos serviços clínicos.

PA - Polícia Aérea

Efectuar a segurança interna, a defesa imediata de instalações e áreas sensíveis, a defesa aérea baseada em terra e o policiamento dentro das unidades e demais órgãos da Força Aérea, em território nacional ou no estrangeiro, nomeadamente em apoio a destacamentos de unidades e meios aéreos. Impor ordem e segurança. Paralelamente manter capacidade para o combate, através do emprego de tácticas apropriadas, da utilização de equipamento específico e de cães militares. Actuar quer em condições normais de segurança, quer em ambientes hostis, criados por actos de terrorismo, sabotagem ou por ameaça nuclear, biológica e química.

SAS - Secretariado e Apoio dos Serviços

Desenvolver a sua actividade ao nível do apoio de pessoal. Executar tarefas nas áreas de secretariado, atendimento ao público, administração, intendência, apoio social, apoio à gestão de pessoal, justiça e disciplina, atendimento, protocolo e informação.

MUS - Músico Desenvolver a sua actividade como executante na banda, em concertos, cerimónias militares, tattoo e no âmbito das fanfarras. Executar pequenas tarefas de manutenção do equipamento musical. Copiar partes musicais para os suportes adequados e executar acções de apoio e suporte à banda.

SHS - Serviço de Hotelaria e Subsistência

Subdivide-se na subespecialidade de Cozinheiro e na de Serviço de Mesa e Bar. No Serviço de Mesa e Bar, a praça de hotelaria e subsistências prepara e executa o serviço de mesa e bar e de "self-service" nos Órgãos e Unidades da Força Aérea. No serviço de cozinha prepara, cozinha e emprata alimentos quer em campanha, quer em unidades da Força Aérea ou outras para onde for destacado.
Saudações Especiais,
João Carlos Silva, MMA, 2ª/79
Voos de Ligação: