sexta-feira, 8 de abril de 2011

Voo 2235 ATÉ PARECE QUE SOU BRUXO!





António Loureiro
Fur.Mil.PA
Figueira da Foz


Dá-me licença
Este escrito não tem nada a ver com V.Exª. senhor Comandante que está sempre a inovar, nem com outros distintos Engºs desta Unidade.
Na Secção de Vencimentos da BA7, tive o grato prazer de ter como Chefe o 1º. Sarg. Gato, agora aposentado como Capitão, que com o seu humor fino, bem `moda dos seus conterrâneos alentejanos, quando alguma coisa na Base corria mal, por incompetência, dizia:

Desditosa Pátria que tais filhos tens.

Ao longo da vida, e já lá vão 64, quantas vezes tenho encontrado aplicação para aquilo que, naquela época, jamais pensaria que iria vir a ter.

Era sem dúvida um homem controverso, mas lúcido e linear nas suas análises.
Exemplo bem à nossa maneira.
Eu fui Chefe de Turno de Produção, que agora se chamam pomposamente supervisores, de uma fábrica da Industria de Celulose ao nível do mais moderno que há na Europa e mesmo do mundo.Quando trabalhava no horário dito geral, das 08H00 às 16H00, todos os dias da semana, tinha que ter reuniões para fazer uma retrospectiva das últimas 24 horas e programação das próximas 24.
Aos poucos, pelo seu comportamento, íamos conhecendo os "bons" e os "maus" que tinham lugar naquelas reuniões e, normalmente, os mais perigosos eram os que pouco ou nada sabiam, mas não tinham escrúpulos em apontar o dedo fosse a quem fosse, para daí tirar algumas vantagens.
Como tinha um debaixo d'olho, quando tive oportunidade, aquando da manutenção de um determinado equipamento, comecei com as minhas "venenosas".
Quando eu era rapazote, com muita admiração, via os engenheiros como um ser superior, pela sua sabedoria técnica e o seu espírito inventivo.E ele nada.
Pouco depois, eu via os engenheiros como os patronos da inventiva e tal e tal.
E ele nada.
Tantas fui dizendo que o homem foi enchendo o saco e, a determinada altura, acabou por morder a "isca" e perguntar-me: e agora? Como é que você vê os engenheiros???
É claro que há os bons e maus engenheiros, mas naquele particular, porque tinha a pedra no sapato, só queria atingir aquele.Agora nada disso, foi preciso chegar a esta idade para verificar que andava errado e o que, afinal, são pessoas que tinham obrigação de me ensinar a melhorar os meus conhecimentos técnicos e nunca me ensinaram nada e que têm a distinta lata de chegar aqui, de manhã, depois de uma noite bem dormida e telefonarem-me para que eu lhes dê algumas "dicas" para se poderem preparar para a reunião, não pela positiva, mas sim, para o caso de haver alguma coisa de errado, ter na ponta da língua o motivo para apontar o dedo seja a quem for como o responsável, porque assim, se já houver um, pelo menos correm menos o risco de ser eles próprios o apontado.Que nos momentos de apuro, quando os chamo, em vez de me apontarem soluções, têm a distinta lata de me perguntarem como vamos resolver o problema, ou seja, vêm para justificar a chamada mas não trazem nada de novo, ficando eu com dois problemas para resolver, a anomalia e ter que justificar as minhas opções para que no caso de não dar certo, ter ali o meu "amigo" para me crucificar.
Para além disso, não passam de humildes consultores que, quando lhes entregam alguma coisa para fazer, vão à net, e ali têm a resposta para tudo, veja o exemplo:
Precisamos de uma determinada bomba.
Entra em contacto com o fabricante e põe-lhe a questão:
Quero uma bomba com o caudal X, para um fluído com um ph de Y, uma temperatura de Z, com uma coluna manométrica de K.A coisa resulta, o engenheiro é bom consultor.
A coisa não resulta, ele não tem culpa porque consultou o especialista.
Ele, desarmado, com medo que eu continuasse com mais exemplos disse:
Você com o seu pragmatismo disse quase tudo, mas temos que saber a viver com essa realidade, temos que andar com o cú bem encostado à parede, eu quero ser mais do que Chefe de Secção .


Se repararem bem, o senhor Coronel que possivelmente se deu ao trabalho de copiar e o senhor Ten. General que subscreveu as manobras da cerimónia do 10 de Junho, estão na mesma sintonia do exemplo apontado, ambos, seguramente, ou têm a ambição de ir mais além ou não estão para correr riscos desnecessários.
A coisa resulta, os homens são competentes.
Se não resulta, eles não tiveram culpa porque copiaram por 2008 e resultou.
Estamos cheios de gente assim nos lugares de decisão e não decidem coisa nenhuma, a maior parte deles, se lhe tirarem o prato da frente, morrem de fome.
Inovar para quê??? Está muito bem assim, para o ano copia-se 2009, não vá o diabo tecê-las, depois dá "barraca" e quem se lixa somos nós,
Se nunca ninguém lhes passou cartão, para que é que o vamos fazer nós por nossa conta e risco?
E se ainda dá algum fanico com a emoção a algum veterano???
E se lhes dá na cabeça de fazerem alguma parvoeira???
Depois ainda vão fazer o senhor Presidente apanhar mais "seca".
Está bem assim, já não dá para alterar e ponto final.
Que se lixem lá os Combatentes, no final dá-se-lhes umas palavrinhas bonitas de circunstância e viva o velho.
De qualquer modo, valeu pela BOA intenção do Mexia e só temos a agradecer a pessoas que têm ideias, como me disse outro Chefe meu, vale mais ter uma opinião mesmo que errada, do que não ter opinião nenhuma, ao menos pensa no assunto.
O nosso querido amigo Poeta, que parece que nunca mais tem alta da enfermaria, já em tempos se referiu ao que parece mas não é.
Desculpem-me este pensamento não alinhado.
Um abraço a todos.

Não desistam.

QUE PARVO QUE EU SOU.

Um abração a toda a tripulação desta aeronave topo de gama

Voos de Ligação:

Voo 2224 Carta Aberta ao PR sobre o dia dos Combatentes. Mexia Alves
Voo 2225 Eu subscrevo(1)
Voo 2227 Vamos formar uma esquadrilha para desfilar no 10 de Junho Victor Barata
Voo 2229 Eu subscrevo(2) - Paulo Castro

Voo 2230 Eu subscrevo(3) - Victor Tavares
Voo 2232 O 10 de Junho e o possível desfile dos Ex-Combatentes – António Matos
Voo 2233 Não era isto que nós queríamos – Fabricio Marcelino
Voo 2234 O 10 de Junho do Teixeira OPC

VB. Bom Dia Loureiro.
Pois meu caro amigo, eu entendo que contra tudo e contra todos, devemos desfilar no 10 de Junho em memória dos nossos camaradas falecidos na guerra do ultramar, da qual alguns “ proibitários” ainda hoje sobrevivem.
Estes senhores deviam ter respeito por esses camaradas que faleceram na defesa do “cabedal” de alguns que pomposamente se refutava numa cadeira saboreando o tão falado “ar condicionado”.
Companheiros.
VAMOS DESFILAR NO 10 de JUNHO,PRESTANDO ASSIM A JUSTA HOMENAGEM AOS NOSSOS CAMARADAS FALECIDOS NA DEFESA DA SUA PÁTRIA.