domingo, 1 de maio de 2011

Voo 2311 A BATALHA DE LA LYS,O DIA CONSAGRADO AO CULTO DOS COMBATENTES




António Loureiro
Fur.Mil.PA
Figueira da Foz




O Dia do Combatente

Dá-me Licença senhor Comandante

O nosso camarada Dâmaso, a quem cumprimento, muito pragmaticamente chamou-nos à atenção para um pormenor que eu, apesar de andar mais ou menos atento, também me deixei levar por este sentimento sublime que se chama solidariedade.
Há que distinguir duas situações:

1ª. Presentemente, os COMBATENTES têm um dia consagrado ao seu culto, que é o dia da comemoração da Batalha de La Lys com a deposição de flores nos monumentos em honra dos combatentes, abrilhantadas com discursos mais ou menos bem conseguidos, de ilustres senhores da nossa praça, normalmente a 9 de Abril.
2ª. O dia 10 de Junho, dia de Portugal, com nomenclaturas ao sabor dos "interesses" instalados, também em outros tempos foi aproveitado para condecorar Combatentes como reconhecimento dos seus feitos valorosos nos diversos teatros da guerra que nos foi imposta.

O que eventualmente podemos questionar é:
Será que o 9 de Abril tem a pompa e circunstância que tem o 10 de Junho???
Seguramente que não.
Mas porquê?
Poderemos apontar o facto de um ser considerado Feriado Nacional, com maior investimento e empenhamento que o poder e os militares no activo lhe dedicam e o outro não..
Mas será só por isso?
Não haverá também uma forte componente da nossa parte que, porque a comemoração ser normalmente ao dia da semana, não temos tempo ou possibilidades de abrilhantarmos com a nossa presença, as cerimónias que se realizam por esse Portugal fora.
Eu contra mim falo, porque só fui a meia dúzia dessas cerimónias, mas estou certo de que alguns dos que expressam neste blog os seus sentimentos mais ou menos coincidentes com a tentativa do camarada Mexia Alves em alterar o estado das coisas, possivelmente nunca foram a nenhuma.
Colocadas as coisas neste pé, resta-nos fazer uma reflexão para nos movimentarmos no sentido de sabermos/decidir, se queremos ou não que o dia dos Combatentes seja comemorado no 10 de juno em vez do 9 de Abril e depois agir em conformidade num amplo Movimento Nacional para que eventualmente de a data seja alterada.
Obrigado Dâmaso, por me fazeres tocar a "campainha".
um abraço

Voos de Ligação:


Voo 2225 Eu subscrevo(1)
Voo 2227 Vamos formar uma esquadrilha para desfilar no 10 de Junho Victor Barata
Voo 2229 Eu subscrevo(2) - Paulo Castro
Voo 2230 Eu subscrevo(3) - Victor Tavares
Voo 2232 O 10 de Junho e o possível desfile dos Ex-Combatentes – António Matos
Voo 2233 Não era isto que nós queríamos – Fabricio Marcelino
Voo 2234 O 10 de Junho do Teixeira OPC
Voo 2235 Até parece que sou bruxo. - António Loureiro
Voo 2240 Vamos provar que temos algo a dizer. - António Six
Voo 2242 Eu também vou - Manuel Lanceiro
Voo 2243 Estes são os comandantes a que nos habituamos - Costa Ramos
Voo 2245 10 de Junho/Outra dignidade/Mais respeito - Fernando Santos
Voo 2246 Não podemos parar - António Six
Voo 2310 Mexia Alves...não desistas! - Fernando Santos