
António Loureiro
Fur.Mil.PA
Figueira da Foz
O Dia do Combatente
Dá-me Licença senhor Comandante
O nosso camarada Dâmaso, a quem cumprimento, muito pragmaticamente chamou-nos à atenção para um pormenor que eu, apesar de andar mais ou menos atento, também me deixei levar por este sentimento sublime que se chama solidariedade.
Há que distinguir duas situações:
1ª. Presentemente, os COMBATENTES têm um dia consagrado ao seu culto, que é o dia da comemoração da Batalha de La Lys com a deposição de flores nos monumentos em honra dos combatentes, abrilhantadas com discursos mais ou menos bem conseguidos, de ilustres senhores da nossa praça, normalmente a 9 de Abril.
2ª. O dia 10 de Junho, dia de Portugal, com nomenclaturas ao sabor dos "interesses" instalados, também em outros tempos foi aproveitado para condecorar Combatentes como reconhecimento dos seus feitos valorosos nos diversos teatros da guerra que nos foi imposta.
O que eventualmente podemos questionar é:
Será que o 9 de Abril tem a pompa e circunstância que tem o 10 de Junho???
Seguramente que não.
Mas porquê?
Poderemos apontar o facto de um ser considerado Feriado Nacional, com maior investimento e empenhamento que o poder e os militares no activo lhe dedicam e o outro não..
Mas será só por isso?
Não haverá também uma forte componente da nossa parte que, porque a comemoração ser normalmente ao dia da semana, não temos tempo ou possibilidades de abrilhantarmos com a nossa presença, as cerimónias que se realizam por esse Portugal fora.
Eu contra mim falo, porque só fui a meia dúzia dessas cerimónias, mas estou certo de que alguns dos que expressam neste blog os seus sentimentos mais ou menos coincidentes com a tentativa do camarada Mexia Alves em alterar o estado das coisas, possivelmente nunca foram a nenhuma.
Colocadas as coisas neste pé, resta-nos fazer uma reflexão para nos movimentarmos no sentido de sabermos/decidir, se queremos ou não que o dia dos Combatentes seja comemorado no 10 de juno em vez do 9 de Abril e depois agir em conformidade num amplo Movimento Nacional para que eventualmente de a data seja alterada.
Obrigado Dâmaso, por me fazeres tocar a "campainha".
um abraço
Voos de Ligação: