terça-feira, 3 de maio de 2011

Voo 2316 O DIA DOS COMBATENTES.




António Dâmaso
Sargº.Mor Paraqª.
Azeitão




O 10 DE JUNHO E O DIA DOS COMBATENTES

Aproveito para saudar todo o Comando, Linha da Frente e todos os Visitantes.
Em referência ao Voo 2311 aproveito para retribuir a saudação do Camarada António Loureiro.
Em tempos disse aqui que não estava a favor nem contra, de que o dia 10 de Junho fosse também consagrado ao dia dos Combatentes, mas hoje digo que estou mais a favor do que contra.
O Camarada Loureiro diz que o Dia do Combatente é o dia 9 de Abril, é um dia normal como outro qualquer, não tem aquela carga simbólica como se tratasse de um feriado ou um domingo, recordo que este ano algumas entidades comemoraram este acontecimento a 12 de Abril, sendo assim, a meu ver, temos e não temos um dia do Combatente.
Considerando que a Batalha de LA LYS de desenrolou de 9 a 29 de Abril de 1918, teve a duração de 20 dias e chamo a atenção para os dados deste acontecimento:
Consta que os Portugueses tiveram um efectivo envolvido nesta Batalha de cerca de 20.000 homens, mal armados e que foram colocados na frente, abandonados à sua sorte pelos Ingleses, servindo de carne para canhão, nos 20 dias de batalha os Portugueses tiveram as seguintes baixas:

-1.341 Mortos

-1.625 Feridos

-1.932 Desaparecidos

-7.440 Prisioneiros

Apesar de não haver referência ao número de gaseados, são dados impressionantes que nos levam a reflectir, provavelmente não existirá nenhum dos participantes vivo, no entanto todos os 20.000 merecem o nosso respeito.
Em criança conheci na minha Freguesia uns quatro Combatentes da 1.ª Grande Guerra, lembro-me que estes Senhores eram olhados com respeito e admiração.
Felizmente que não participámos na 2.ª Guerra Mundial.

Apesar de não haver nenhum sobrevivente para reivindicar a preservação desta data, acho que o dia 10 de Junho por ser feriado Nacional, está mais indicado para se celebrar o Dia dos Combatentes, até porque no meu entendimento, o actual 10 de Junho está desactualizado na sua essência, Camões foi Combatente, pensem naqueles que deram a vida pela Pátria e que e temos de ser nós enquanto estamos vivos, a reivindicar por eles.
Já agora não se ponham com ideias de desfilar, porque para o fazer têm de ter condição física, lembro-me bem daqueles que com vinte anos se punham a fazer de estátuas e caíam para o lado, é que estar numa Parada por muito tempo em Junho com o calor, à espera que uma cerimónia acabe, é muito pesado e não é para todos, a minha coluna não me permite estar 10 minutos de pé no mesmo local.
Ir para lá para estar sentado à sombra, é melhor não por lá os pés, já uma Romagem ao Monumento é completamente diferente.

Saudações Aeronáuticas

Dâmaso

Voos de Ligação:

Voo 2225 Eu subscrevo(1)
Voo 2227 Vamos formar uma esquadrilha para desfilar no 10 de Junho Victor Barata
Voo 2229 Eu subscrevo(2) - Paulo Castro
Voo 2230 Eu subscrevo(3) - Victor Tavares
Voo 2232 O 10 de Junho e o possível desfile dos Ex-Combatentes – António Matos
Voo 2233 Não era isto que nós queríamos – Fabricio Marcelino
Voo 2234 O 10 de Junho do Teixeira OPC
Voo 2235 Até parece que sou bruxo. - António Loureiro
Voo 2240 Vamos provar que temos algo a dizer. - António Six
Voo 2242 Eu também vou - Manuel Lanceiro
Voo 2243 Estes são os comandantes a que nos habituamos - Costa Ramos
Voo 2245 10 de Junho/Outra dignidade/Mais respeito - Fernando Santos
Voo 2246 Não podemos parar - António Six
Voo 2310 Mexia Alves...não desistas! - Fernando Santos
Voo 2311 A batalha de La Lyz,dia consagrado ao culto dos combatentes - António Loureiro